A banda de congados da Paróquia Divino Espírito Santo, de Divinésia, acolheu os congados das cidades de Brás Pires, Senhora de Oliveira, Airões, Congonhas, Ouro Preto e Porto Firme, no último domingo (17) para cortejos pelas ruas da cidade. As bandas saíram da Capela de Nossa Senhora do Rosário e passaram pela Igreja Matriz e pelo Rincão Bethania, levando a imagem dos três padroeiros dos congados: Nossa Senhora do Rosário, Santa Efigênia e São Benedito.
Orações e reza do terço fizeram parte do encontro, que foi finalizado com a missa, presidida pelo pároco, padre Antônio Carlos. Durante a celebração, ele ressaltou a necessidade de acolher os congados, “abraçá-los e juntos rezarmos o rosário de Maria pela unidade e por nossa fé”.
Esta foi a primeira edição do encontro. A ideia é que o evento seja repetido anualmente. “É muito gratificante para a gente que é da banda do Congado de Divinésia encontrarmos com essas outras bandas que vem. É muita emoção para um coração só, não meço esforços para estar junto deles”, diz o presidente da banda de congado de Divinésia, José Carlos, que ainda menino já participava da banda.
Banda de Congados
A banda de Congado Maria Celma e Lionídio, de Divinésia, existe há mais de 30 anos. Por um período, o grupo deixou de fazer as apresentações, retornando há 7 anos, com a chegada do atual pároco da paróquia. Hoje, a banda possui 40 membros e se apresenta em vários eventos da paróquia.
"A banda de Divinésia participa de quase todas as festas da Paróquia, que tem 13 comunidades. Nós temos as principais apresentações que são o Jubileu do Divino Espírito Santo e a Festa de Nossa Senhora do Rosário. Mas a banda participa também dos eventos que a Rede Bethânia de Evangelização promove, como kairós", explica o secretário da banda de congado, Carlos Daniel.
Com a colaboração da Pascom Divinésia. Fotos cedidas pela Rede Bethania.