Prestes a completar 45 anos, o Movimento Emaús da Arquidiocese de Mariana divulga o calendário de 2019, com ênfase nas datas dos cursos femininos e masculinos. Realizados na Casa Cardeal Cardijn, em Conselheiro Lafaiete, os encontros têm a duração de quatro dias e são destinados aos jovens de 18 a 29 anos.
Os cursos do Emaús Masculino serão entre os dias 21 e 24 de março e 12 a 15 de setembro. Os femininos serão realizados de 2 a 5 de maio e de 17 a 20 de outubro. Além deles, faz parte da programação do movimento o Maranatá São João Batista, agendado para o dia 23 de junho, e o Encontro de Setores previsto para os dias 14 e 15 de dezembro.
Até hoje já foram realizados 111 cursos masculinos e 121 femininos. Segundo Reginaldo Sávio Ferreira, que está no movimento há 38 anos, o objetivo principal do Emaús é a catequese dos jovens. “Instruímos os jovens à luz do Evangelho de Lucas 24, 13-35, despertando neles a necessidade do anúncio do reino em suas comunidades de origem, formando verdadeiros líderes comprometidos nos diversos trabalhos, seja no âmbito profissional, social e espiritual”, explica.
Emaús
Após sentirem a necessidade de criar um encontro de espiritualidade para os jovens e tendo a aprovação do arcebispo da época, Dom Oscar de Oliveira, monsenhor Nelson Quinteiro, acompanhado de outros padres e uma equipe de leigos, trouxeram para a Arquidiocese de Mariana em 1974 o curso de Emaús, que havia sido fundado há 6 anos em São Paulo.
Mais de doze mil jovens da Arquidiocese já passaram por um curso do Emaús e, atualmente, cada encontro reúne em média 55 pessoas. Reginaldo destaca que o movimento tem “uma grande preocupação de instruir os jovens na fé, oferecendo a eles a oportunidade de um conhecimento maior de Jesus”. Essa preocupação, destaca, vem, sobretudo, do fato de hoje o jovem ter acesso a vários tipos de informações e distrações, que podem contribuir para que ele se esqueça ou não conheça a Igreja.
A Arquidiocese de Mariana possui sete setores do Emaús, localizados nas cidades de Abre Campo, Dom Silvério, Mariana, Conselheiro Lafaiete, Catas Altas da Noruega, Congonhas e Barbacena. Os setores têm o objetivo de divulgar o movimento em sua região e convidar os jovens a participarem dos cursos. Em cada cidade há uma equipe de coordenadores.
Além dos 4 cursos anuais, o movimento também realiza as escolas missionárias, que acontecem quinzenalmente nos setores. Reginaldo explica que são encontros preparados para que os membros do movimento possam conhecer mais especificamente o conteúdo da organização e se aprofundarem no conhecimento específico de cada curso e documentos da igreja.
O Emáus tem como diretor espiritual o padre Lambert Noben, MO, como orientador espiritual o padre Tiago José Gomes e como colaborador o padre José Maria Coelho da Silva. Há também um colegiado formado por seis pares ou casais. Carlos e Laura são o casal presidente, Sueli e Adriadne são as vice-presidentes e Reginaldo e Elizabeth são os responsáveis pela Escola Missionária.
Fotos: Emaús Arquidiocese de Mariana