Pastorais da Educação e Universitária refletem sobre o desafio de educar ao humanismo solidário

26/02/2019 às 12h41

“A missão evangelizadora no âmbito da educação: o desafio de educar ao humanismo solidário” foi tema do encontro de articulação e formação das Pastorais da Educação e Universitária das dioceses da Província Eclesiástica de Mariana no último sábado (23), em João Monlevade.

O encontro, que foi assessorado pelo coordenador da Comissão Executiva da Pastoral da Educação, padre Edecildo do Prado, e pelo secretário de articulação da Pastoral Universitária no Regional Leste 2, Ismael Deyber Oliveira, levou os participantes a refletirem sobre Documento da Congregação para Educação Católica do Vaticano “Educar ao Humanismo Solidário”, publicado em 2017.

Durante a apresentação, Ismael Deyber Oliveira apresentou alguns desafios da evangelização no âmbito da educação e ressaltou que evangelizar nas escolas e universidades é ser “Igreja em Saída”. Após sua fala, os participantes foram divididos por pastorais para partilhar, refletir e deliberar sobre estratégias de atuação nas dioceses e na provincial. Como estratégia para favorecer a organização de seu trabalho, a Pastoral Universitária elegeu o padre Danival Coelho como representante dos trabalhos de articulação da missão evangelizadora em âmbito universitário no território da Província Eclesiástica de Mariana.

Para padre Danival o encontro foi muito positivo. “Essa foi à primeira tentativa de articulação das Pastorais Universitárias e da Educação em nível de província. O encontro foi muito motivador. Agora iremos tentar caminhar juntos, fortalecendo esse trabalho nas dioceses”, disse. O novo representante acrescentou que a previsão é realizar uma reunião e uma formação semestral na Província, além de promover encontros para os universitários católicos nas dioceses. “Em Mariana iremos realizar um encontro arquidiocesano dos universitários católicos em agosto”, pontuou.

Esse encontro faz parte do cumprimento de uma diretriz do Regional Leste 2 de aproximação das realidades locais e de organização das ações de forma coordenada, favorecendo o alcance da atuação da Igreja na missão evangelizadora no âmbito da educação. A previsão é que todas das províncias do Regional recebam essa formação.

“O encontro que realizamos foi muito positivo. Encontramos pessoas muito abertas ao projeto de evangelização nas escolas e universidades e com o intuito de organizar a Pastoral da Educação em todas as dioceses, lembrando que os membros que estiveram aqui são membros que atuam nas escolas católicas, mas que também serão evangelizadores das escolas públicas em seus municípios”, sublinhou padre Edecildo do Prado.

Para o anfitrião do Encontro, diácono Elias Pereira da Silva, da Diocese de Itabira/Coronel Fabriciano, a formação foi muito boa. “Eu considero esse momento como um marco na nossa Província. Acredito que iremos colher muitos frutos deste encontro”, disse.


Voltar

Confira também: