Seminaristas da Teologia participam de retiro espiritual

11/03/2019 às 14h22

Os seminaristas da Teologia do Seminário Maior São José da arquidiocese participaram de um retiro espiritual na Casa de Retiro Nossa Senhora da Alegria, na Vila Samarco, entre os dias 7 a 10 de março. O encontro teve como tema “A Espiritualidade da Falta: um itinerário com o Cristo” e foi assessorado pelo reitor do Seminário da Diocese de Luz (MG), padre Fábio Costa.

Em sua fala, padre Fábio ressaltou que a falta move o ser humano, e que sentir satisfeito o tempo todo é sinal de estagnação e destacou o deserto como o lugar do Cristão. A partir daí lançou o seguinte questionamento: Por onde anda o seu ser, pelo deserto ou pelo Oásis?

O pregador do retiro coroou suas reflexões destacando que a cruz, o silêncio de Deus, é a Falta que ressuscita. “Uma vez que o próprio Jesus experimentou na cruz o silêncio do Pai, somos convidados a saber esperar as demoras de Deus sem desanimar. É preciso lidar com o real, assim como Jesus suportou e nos adverte. ‘No mundo tereis provações. Coragem, eu venci o mundo!’  (Jo 16, 33)”, disse.

“Esta abordagem existencial foi instigante em meio ao silêncio do retiro, um trajeto pelo deserto observando o que nos falta para assim nos lançarmos em busca daquele que supre todas as necessidades espirituais, Deus. Pois Ele é o sentido que move a nossa vida, que joga com a falta e faz dela sentido da nossa existência. Além disso,  padre Fábio destacou a figura de Maria, que vive a falta com extrema capacidade de compreensão e silêncio e faz produzir milagres como nas bodas de Caná”, disse o seminarista Romário de Souza.

 


Voltar

Confira também: