Encontro de presbíteros e diáconos é iniciado no Retiro das Rosas

12/03/2019 às 10h40

Em clima de partilha e unidade, o XXIX Encontro arquidiocesano de Presbíteros e Diáconos foi iniciado na tarde dessa segunda-feira (11), no Retiro das Rosas, em Cachoeira do Campo. Neste ano, mais de 180 participantes, entre eles padres e diáconos, irão refletir sobre o tema “O cuidado com a saúde psíquica dos presbíteros e diáconos, aspectos práticos e encaminhamentos.

Na abertura, o arcebispo de Mariana, Dom Airton José dos Santos, destacou a importância de trabalhar esse tema. “A saúde deve ser integral, assim como a nossa vida deve ser pensada de modo integral. Pensar o conjunto da vida presbiteral naquilo que é a saúde que nós podemos ter para podermos servir melhor. O objetivo nunca é nós mesmos. Nós somos para os outros, somos presbíteros para os outros e nunca para nós. Mas, só seremos para os outros se tivermos bem. Bem orientados, bem acompanhados. Temos que nos cuidar para ajudar os outros”, disse.

Dom Airton também ressaltou a importância de aproveitar bem o encontro. “Sabemos que esse encontro passa rápido. Vamos aproveitar para nos aproximarmos e aproximar nós mesmos do objetivo da nossa missão”, acrescentou. 

O Encontro terá como assessor o vigário episcopal da Região Norte, padre José Carlos dos Santos. “Iremos tratar o tema do encontro a partir da nossa realidade. Por isso escolhemos alguém que conhece bem a nossa realidade. Assim veio o nome do padre José Carlos, que foi aprovado em todas as instâncias para nos orientar nesses dias de reflexão”, explicou padre Edmar José da Silva.

A programação do encontro segue até quinta-feira (14) e conta com momentos de estudos, trabalhos em grupo, comunicados e celebrações.

 

 

 


Voltar

Confira também: