“O foco da Pascom é a comunidade”, afirmou Laene Medeiros, que conduziu a formação dos agentes das Pastorais da Comunicação (Pascom) das regiões Sul e Oeste, no último sábado (9), no salão paroquial da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Conselheiro Lafaiete. O encontro é o primeiro das três formações regionais agendadas para os meses de março e abril.
“Como a gente atende as pastorais da nossa comunidade através dos nossos serviços de Pascom? Como a gente forma os agentes na visão da comunicação? Como eu chego na Liturgia da paróquia e converso sobre o uso de microfone? A Pastoral da comunicação pode e deve ajudar nessas questões”, esclareceu.
Os agentes foram convidados a refletir sobre o papel que desempenham em suas paróquias e a questionar como podem vir a melhorá-los daqui para a frente. “A gente deve contribuir para além do nosso papel de produzir produtos, notícias, fotos e atualizar Facebook. Se não a gente se torna uma agência de comunicação”, ressaltou Laene.
Laene, que é assessora da Pascom na Região Leste, deu dicas de como os agentes podem ir além do papel de “agência de comunicação”, levando em consideração a realidade de cada paróquia. “A gente pode buscar formações no sentido de ‘como eu posso ajudar a equipe de Liturgia a preparar melhor os seus leitores?’ Quais dicas de comunicação eu posso dar? Quem sabe chamar um fonoaudiólogo para fazer uma formação? Talvez tenha agente que não está pronunciando bem as palavras na leitura e a gente não faz nada. Ou pior: critica”, revelou.
Ao final da formação, os participantes escolheram três nomes por localidade que serão as referências no diálogo entre a Arquidiocese e as Pastorais da Comunicação.
Avaliação
Para o assessor arquidiocesano da Pascom, padre Edir Martins Moreira, o encontro superou as expectativas. “Foi muito produtivo. Tínhamos um grupo bem integrado e disposto a aprender e a implantar a Pastoral da Comunicação. Quero motivar aos irmãos padres que acolham a proposta de formar ou fortalecer o seu grupo de Pascom, incentivando especialmente os jovens a participarem”.
Padre Edir explica que as formações não são o ponto de partida da Pascom na Arquidiocese, mas realçam o trabalho que ela tem pela frente. “Já existe uma caminhada e agora a gente quer articular pra caminharmos mais próximos, trocarmos ideias e partilharmos experiências para crescermos enquanto Igreja”, revela.
Rodrigo da Conceição Gomes, coordenador da Pascom da Paróquia São Pedro e São Paulo, de Barbacena – em atuação desde 2016 –, vê a união dos agentes como o ponto chave para o crescimento em sintonia. “A formação é um momento sempre esperado por nós. Esclarecer o que é uma Pascom como ação evangelizadora, sendo em primeiro lugar um instrumento de comum-União na vida da comunidade paroquial e na relação com a comunidade, é muito importante”, opina.
Próximas formações
As Regiões Leste e Centro receberão a formação no dia 23 de Março, em Viçosa. No dia 6 de abril, será a vez da Região Norte, em Mariana. Os interessados em participar devem procurar o Centro Regional de Pastoral pelos telefones: Leste (31)3817-4365, Centro (31) 3746-1508 e Norte (31) 3557-3167.