Bem-vindo, padre Edmar!

15/03/2019 às 11h02

Pe. Geraldo Martins

 

Na segunda-feira de carnaval, 4 de março, foi publicada a nomeação do novo coordenador arquidiocesano de pastoral, padre Edmar José da Silva. Caberá a ele, a partir de agora, a missão de animar a vida e a caminhada pastoral de nossa Arquidiocese, juntamente com o arcebispo, com os presbíteros, religiosos/as e as lideranças leigas desta Igreja particular tão querida. Agradeço a Dom Airton por ter atendido o meu pedido de antecipar em alguns meses esta nomeação a fim de que o novo coordenador assumisse suas funções no inicio do ano e, assim, conduzisse desde ocomeço o processo de implementação das decisões de nossa última assembleia arquidiocesana, realizada em novembro de 2018.

Próximo de completar 18 anos de ministério, padre Edmar acumula longa e bela experiência como formador e professor no Instituto de Filosofia do Seminário São José da Arquidiocese de Mariana. Com mestrado em filosofia, adquirido junto à Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma, onde estudou de 2004 a 2006, padre Edmar traz em sua bagagem também a experiência pastoral como vigário paroquial das paróquias Nossa Senhora da Assunção, em Mariana, e Santa Efigênia, em Ouro Preto, e, desde julho de 2015, como pároco da paróquia São Sebastião, em Itabirito. Além disso, exerceu nos últimos anos a função de Representante Arquidiocesano de Presbíteros, tendo, por essa razão, assento em importantes conselhos como o Presbiteral e Episcopal.

A sensibilidade pastoral do padre Edmar, aliada à sua inteligência, competência e disposição para servir, enriquecerá e fortalecerá ainda mais a caminhada pastoral de nossa arquidiocese que faz todo esforço para viver a sinodalidade proposta pelo papa Francisco conforme disse: “O caminho da sinodalidade é precisamente o caminho que Deus espera da Igreja do terceiro milênio”. De acordo com o papa, o primeiro nível de exercício da sinodalidadese dá nas Igrejas particulares.

Bem-vindo, padre Edmar, à sua nova missão. A partir de agora, esse espaço é seu. Sirvo-me dele, neste último artigo, para agradecer ao Jornal Pastoral pela oportunidade de registrar aqui algumas de minhas ideias e pensamentos sobre nosso compromisso com o Evangelho; ao nosso arcebispo emérito, Dom Geraldo Lyrio Rocha, que me confiou a coordenação arquidiocesana de pastoral por dois ‘mandatos’ consecutivos; ao nosso arcebispo, Dom Airton José dos Santos, com quem pude partilhar,em tão pouco tempo, importantes momentos dos trabalhos pastorais de nossa Igreja particular; aos meus irmãos presbíteros, diáconos, religiosos/as, seminaristas e aos leigos/as pelo companheirismo e cumplicidade na construção de uma Igreja comunhão e participação; aos colaboradoras/as do Centro Arquidiocesano de Pastoral e da Casa de Retiro Nossa Senhora da Alegria, pela amizade e serviço generoso.

Deus abençoe a todos/as!


Voltar

Confira também: