Cinco seminaristas foram admitidos às ordens sacras, na capela do Instituto de Teologia São José, em Mariana, na noite dessa terça-feira (19), solenidade de São José. São eles: Fabrício Lopes Fernandes, Stéfano Washinton da Silva, José Mario de Santana Barbosa, Humério de Souza Gonçalves, Carlos Geovane Nunes Magri.
Esse rito, como diz o pontifical romano, significa que o aspirante atingiu suficiente amadurecimento para receber, após uma preparação, às ordens sacras, devendo antes manifestar publicamente o propósito. (p. 255).
A missa foi presidida pelo arcebispo de Mariana, Dom Airton José dos Santos, que, na sua autoridade eclesiástica, acolheu, em nome da Igreja, a resposta generosa dos candidatos, aceitando, oficialmente, o desejo sincero dos mesmos. Em sua homilia, Dom Airton, dirigindo-se aos seminaristas, disse que “o discípulo é aquele que segue Jesus, porém, deve-se aprender a como seguir. Muitos querem seguir Jesus, mas não querem se colocar no caminho. O discípulo não pisa um palmo fora da pegada de Cristo. É assim, que devemos ser.” E intencionou a partir de sua reflexão: “que esta celebração nos inspire a realizar este caminho de entrega e que São José interceda por nós; juntamente, com os formadores, homens maduros e experimentados, formemos grandes padres para a Igreja de Cristo.”
A celebração eucarística contou também com a participação de grande parte da equipe de formadores, com todos os seminaristas do seminário São José, de suas quatro casas; e os familiares e amigos dos seminaristas que foram admitidos. A missa foi animada pelo coral do seminário, contando com mais de trinta vozes e regido pela regente professora Josinéia Godinho.
Colaborou: Seminarista Vitor Campos
Fotos: Seminarista Romário de Souza