As Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE) 2019/2023 foram o foco da reflexão da reunião Província Eclesiástica de Mariana realizada nessa quinta-feira (21), em Governador Valadares. O encontro contou com a presença do arcebispo de Mariana, Dom Airton José dos Santos, e dos bispos da diocese de Governador Valadares, Dom Antônio Carlos Félix, da Diocese de Caratinga, Dom Emanuel Messias de Oliveira, e da Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano, Marco Aurélio Gubiotti, além de padres e leigos.
A temática foi apresentada pelo vigário episcopal da Região Pastoral Mariana Leste, cônego Lauro Versiani, que também faz parte da comissão de elaboração da DGAE 209/2023. Em sua fala, cônego Lauro ressaltou que a atuação da Igreja no mundo urbano é o foco do documento. “As diretrizes têm o objetivo de anunciar a alegria do evangelho no Brasil cada vez mais urbano, marcado pelo pluralismo nos grandes centros urbanos e pela mentalidade urbana nos ambiente rurais e formar discípulos na comunidades de fé”, disse.
Segundo ele a DGAE 2019/2023 estão estruturadas a partir da imagem da comunidade cristã como “casa”. “No centro, como eixo, está a Comunidade Eclesial Missionária, sustentada por quatro pilares: palavra, pão, caridade e missão. Em cada um deles, as antigas urgências são reagrupadas e permanecem mostrando sua atualidade”, explicou.
Para o arcebispo de Mariana, Dom Airton José dos Santos, a reunião foi uma boa oportunidade de trabalhar sobre as diretrizes e apontar contribuições. “Tivemos a oportunidade de conhecer mais sobre o documento e pensar em contribuições. Essas diretrizes são importantes, pois elas geram uma comunhão na Igreja do Brasil”, disse.
O texto das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora ainda está em revisão. Até o dia 15 de abril, os pastores das Igrejas particulares e os organismos da Igreja no Brasil podem contribuir com proposições às DGAE 2019/2023, projeto que orientará a caminhada nos próximos anos. A versão final será apresentada aos bispos na 57ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil, em Aparecida, no mês de maio.
Processo de atualização
A atualização do texto das DGAE 2019/2023 teve início ainda na 56ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil de 2018 quando os bispos apontaram as primeiras sugestões ao texto. A atualização das diretrizes também foi tema de discussão em duas reuniões do Conselho Permanente da CNBB em 2018, em junho e novembro. A comissão, especialmente montada para esta tarefa, se reuniu em agosto e dezembro de 2018 para avançar no texto cuja primeira versão foi enviada dia 10 de janeiro de 2019 às Igrejas particulares.
Após cumprir a segunda etapa de seu trabalho e incorporar as sugestões enviadas pelas Igrejas locais, em reunião realizada de 19 a 20 de fevereiro, em Sumaré (RJ), a Comissão Especial sobre a atualização das Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE) 2019/2023 enviou no último dia 13 março outra versão para que mais uma vez todos possam dar a sua contribuição.
A Comissão se reunirá uma vez mais, dias 29 e 30 de abril, já em Aparecida (SP), para fazer a sistematização do texto que vai ser submetido à plenária da 57ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil.
Mineração
A mineração e a situação das barragens nas dioceses que compõem a Província foi outro ponto da conversa. Os presentes salientaram a preocupação com as barragens e ressaltaram a importância da Igreja se organizar para debater e se posicionar sobre o assunto.
A Província Eclesiástica de Mariana se reúne duas vezes ao ano. A próxima reunião será realizada em Setembro, na cidade de João Monlevade.