Segunda reunião de articulação da Pascom é realizada em Viçosa

26/03/2019 às 08h38

A segunda reunião de articulação da Pastoral da Comunicação (Pascom) foi realizada na arquidiocese de Mariana. O encontro foi promovido na Paróquia de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, em Viçosa (MG), no último sábado (23), e reuniu os membros da Pascom das Regiões Centro e Leste. Para auxiliar nas reflexões, a reunião contou com a assessoria da jornalista do Departamento Arquidiocesano de Comunicação, Bruna Sudário. O assessor arquidiocesano da Pascom, padre Edir Martins, também colaborou com o debate.

Em sua apresentação, Bruna ressaltou os quatro eixos da Pascom e a importância da Pastoral estar atenta às necessidades da comunidade. “A Pascom tem 4 eixos que são de grande importância: a formação, a articulação, a produção e a espiritualidade. Esses eixos precisam caminhar juntos. A Pastoral da Comunicação não pode focar somente na produção. A produção é importante. Mas, ela como destaque acaba fragilizando o trabalho da Pascom. Então, a Pastoral precisa trabalhar os quatro eixos sempre pensando em atender as necessidades de sua comunidade”, disse. Os participantes também foram convidados a refletir sobre o papel que desempenham em suas paróquias e a questionar como podem vir a melhorá-los daqui para a frente.

Para padre Edir essa foi mais uma etapa concluída com sucesso do projeto de encontrar com os agentes das Pascom's nas regiões da arquidiocese. “Pudemos perceber o interesse e o desejo dos participantes de levar em frente esta iniciativa pastoral que se propõe integrar e ser suporte para as demais atividades realizadas em nossas paróquias e comunidades. Agradecemos aos leigos que se dedicam e novamente pedimos o apoio dos padres nesta missão para evangelizar através dos meios de comunicação”, ressaltou.

A agente da Pascom da Paróquia Santo Antônio, em Santo Antônio do Grama, Maria Zinato, achou o encontro muito bom. "Vou voltar para a minha paróquia com muita pistas e sugestões que podem ser implantadas na nossa Pascom. Saio daqui com mais vontade de ver a Pastoral da Comunicação trabalhando na minha comunidade”, disse.

O encontro também contou com a presença do vigário episcopal da Região Leste, do Pároco da Paróquia São José, em Paula Cândido, padre João Batista Barbosa, e do vigário paroquial de Nossa Senhora de Fátima, padre Márcio Henrique da Silva. Segundo cônego Lauro a Pascom tem um sentido profético. “A comunicação da Igreja é uma comunicação da verdade, da bondade e da esperança. Comunicação essa desenvolvida pela Pastoral da comunicação de forma profética”, disse.

No final do encontro cada Forania apontou algumas pessoas que serão as referências no diálogo entre a Arquidiocese e as Pastorais da Comunicação em suas regiões e padre Edir convidou a todos para participarem do Encontro de Comunicadores com Dom Airton, que será realizado dia 25 de maio na Faculdade Dom Luciano Mendes em Mariana (MG).

 

Outras reuniões

Antes da reunião em Viçosa, os membros da Pascom das Regiões Oeste e Sul participaram desse encontro em Conselheiro Lafaiete. A Região Norte receberá a reunião no dia 6 de abril, no Centro de Pastoral, em Mariana. Esses encontros têm como objetivo articular a Pastoral da Comunicação das regiões da arquidiocese. Os interessados em participar devem procurar o Centro Regional de Pastoral pelo telefone (31) 3557-3167.


Voltar

Confira também: