Mariana: celeiro de vocações episcopais

29/03/2019 às 13h10

Neste sábado (30), a Arquidiocese de Mariana vai acompanhar a ordenação episcopal de mais um de seus sacerdotes, monsenhor Walter Jorge, nomeado bispo da Diocese de União da Vitória (PR).

Nestes quase 300 anos, Mariana sempre foi um autêntico celeiro de vocações. Além de um clero numeroso, essa Igreja particular acompanhou a nomeação de vários filhos para o episcopado.

Para o bispo de São João del-Rei, Dom José Eudes Campos do Nascimento, é uma alegria ter vindo da arquidiocese de Mariana. “Ser chamado para a missão do episcopado é uma  missão muito grande e, ao mesmo tempo, de grande responsabilidade. Passando pelos nossos seminários de formação novas vocações para o episcopado tem surgido. Amigos nossos, com quem estudamos e convivemos, agora estão exercendo essa missão na vida da Igreja como bispos. Sinto uma grande alegria em pertencer a arquidiocese Mariana e por ter sido chamado para essa missão tão sublime na vida da igreja”, disse. Dom José Eudes é natural de Barbacena (MG).

O bispo emérito de Oliveira, Dom Francisco Barroso Filho, ressalta a alegria de ser de Mariana. “Quando fui nomeado bispo foi uma grande surpresa. Mas, Deus escolhe quem ele quer. Mariana é uma arquidiocese importante e sou muito agradecido por ter estudado em nosso seminário. Mesmo sendo bispo emérito, me considero membro do presbitério dessa arquidiocese”, afirmou.

Ao todo, 53 bispos estudaram no Seminário São José. Desse número, 18 são naturais dessa Igreja particular. Confira os nomes dos bispos filhos de Mariana:

 


Voltar

Confira também: