“Nós somos sacerdotes por participação do sacerdócio de Cristo, não somos porque somos melhores que os outros ou mais preparados. Somos porque Ele nos chamou, Ele nos escolheu”, disse o arcebispo de Mariana, Dom Airton José dos Santos, na homilia da Missa do Crisma e da Unidade, celebrada no último sábado (13), na igreja São Pedro dos Clérigos, em Mariana. Dom Airton dirigiu a palavra aos mais de 150 padres presentes, que renovaram os compromissos assumidos no dia da ordenação presbiteral.
O arcebispo também ressaltou que são os compromissos assumidos por eles que os fazem participantes do sacerdócio de Cristo, que os fazem homens repletos da graça de Deus, apesar das fragilidades e pecados. “Mas esta graça, este ser de Deus, terá sentido se nós a transmitirmos aos irmãos e irmãs através da nossa vida presbiteral: na celebração dos sacramentos, no acompanhamento do povo de Deus, no ouvir o povo que nos foi confiado no nosso ministério, onde Deus nos colocou. Aí nós encontramos sentido no sacerdócio e imitamos Nosso Senhor, que veio para servir e não para ser servido. Veio para trazer alegria.” reforçou.
Além dos padres, participaram da celebração o bispo emérito da Diocese de Oliveira, Dom Francisco Barroso, diáconos e leigos e leigas da Arquidiocese.
Benção dos óleos
Os Santos Óleos que serão utilizados nos Sacramentos do Batismo, Crisma e Unção dos Enfermos durante o ano de 2019 foram abençoados na celebração.
Nomeações
O Chanceler do Arcebispado, Padre Enzo dos Santos, leu, ao final da celebração, as nomeações dos novos vigários episcopais das regiões pastorais, do vigário geral, ecônomo e chanceler. As nomeações foram divulgadas no site e podem ser conferidas aqui.