Igreja de São Francisco e Casa do Conde de Assumar, de Mariana, serão restauradas

16/04/2019 às 13h21

As preces dos fiéis da cidade de Mariana foram atendidas: a igreja de São Francisco de Assis, fechada desde 2012, será restaurada. A cerimônia de assinatura do início das obras, que também inclui o restauro da Casa do Conde de Assumar e a implantação do Museu da Cidade, foi realizada na tarde do sábado (13), no Santuário de Nossa Senhora do Carmo, em Mariana. As obras serão financiadas por recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e da Lei Federal de Incentivo à Cultura. 

“Nós estávamos esperando já há muito tempo acontecer esse gesto. As pessoas perguntam pelas ruas quando é que vai ser aberta a Igreja de São Francisco. É uma construção que está em pé por força também da oração do povo de Mariana. Não é somente o escoramento, as pessoas rezam quando passam por ali, eu faço uma prece pedindo a Deus para que não a deixe cair”, expôs o arcebispo de Mariana, Dom Airton José dos Santos, na cerimônia.

Dom Airton também ressaltou a importância da Casa do Conde de Assumar para a história do Brasil, recordando que ali habitou o homem que foi o responsável pelo encontro da imagem de Nossa Senhora da Conceição, no Rio Paraíba do Sul, onde hoje está localizado o município de Aparecida (SP).

“Ele era o governador da província e passava por ali, subindo para a sua residência em Mariana, e pediu peixe na refeição. Mas não era tempo de peixe. Os pescadores foram e começaram a encontrar pedaços de uma imagem de Nossa Senhora da Conceição perdida no Rio Paraíba no Sul, encontraram toda a imagem que temos hoje como a imagem de Nossa Senhora Aparecida. Depois disso, a rede se encheu de peixes milagrosamente”, disse, e reforçou que, mais do que um futuro Museu, a Casa do Conde de Assumar é uma memória que deve ser preservada por fazer parte do nosso país.

A presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Kátia Bogéa, afirmou que o patrimônio deve ser visto como a solução que une e marca a cidade. “Quem pode dizer o que é Mariana sem a sua música, sem as suas igrejas, sem as suas paisagens e casarios? Não seria Mariana. O que define e une Mariana é o seu patrimônio”, disse.

 

Obras

Também está incluso no contrato a restauração da Igreja de Nossa Senhora da Conceição, no distrito de Camargos, as obras – já em andamento - na Catedral de Nossa Senhora da  Assunção e na Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, as obras na Matriz de Nossa Senhora da Conceição, de Antônio Dias, em Ouro Preto e o começo das restaurações na igreja matriz de Santo Antônio, no distrito de Glaura, em Ouro Preto.

A Catedral de Mariana, que já passou pelo restauro arquitetônico e civil, atualmente recebe os serviços complementares e passará pela etapa referente aos elementos artísticos e integrados. A igreja do Rosário, que teve a restauração dos seus elementos artísticos concluídos em 2017, agora passa por obra civil. E na igreja de Nossa Senhora da Conceição, de Ouro Preto, está em andamento a obra de restauração dos elementos artísticos e integrados.


Voltar

Confira também: