“A terra clama por justiça e os pobres por direitos” será o tema do 7° Fórum Social Arquidiocesano pela Vida. A edição deste ano será realizada nos dias 26 a 29 de setembro, em Barão de Cocais (MG).
“A grande mensagem desta temática é de nos unirmo. A Campanha da Fraternidade dos últimos anos nos levou a refletir sobre o compromisso da vida com a ecologia integral, com o meio ambiente e o social, tendo em vista a biodiversidade do planeta e a mística do cuidado, a partir de um humanismo solidário que favoreça a defesa da vida e o bem comum”, ressalta o coordenador arquidiocesano da Dimensão Sociopolítica, padre Marcelo Santiago.
Em reunião realizada no último sábado (13), no salão paroquial da Paróquia de São João Batista, em Barão de Cocais, a temática foi apresentada e aprovada pela equipe de organização local. Na ocasião, também foi apresentada a primeira versão da programação do evento.
Para este ano, são esperados cerca de 650 participantes para o Fórum Social, que estarão divididos em cinco eixos de trabalho e na tenda da juventude.
Histórico
O Fórum Social Arquidiocesano pela Vida nasceu a partir da realização do Fórum Social Mundial. Em 2001, deu-se concretamente a primeira edição do Fórum Social na arquidiocese de Mariana, na cidade de Ouro Branco (MG).
Realizado a cada três anos em uma região da arquidiocese, o Fórum tem como objetivo debater temas atuais ligados à realidade do povo, buscando a promoção da vida e da dignidade de todos como sujeitos de direitos e promotores de uma nova sociedade.
A cada edição, o Fórum produz uma carta compromisso com uma série de definições que deve ser encaminhadas e implementadas. Essas propostas devem ser colocadas em práticas nos seguintes à realização do evento. Para auxiliar nos encaminhamentos das decisões assumidas em cada Fórum, desde a quinta edição, foi constituída uma equipe permanente do Fórum Social.
Essa equipe, vinculada à coordenação arquidiocesana da Dimensão Sociopolítica, desenvolve estratégias de metodologia e aplicação para que as decisões do Fórum Social sejam bem acolhidas em toda a arquidiocese de Mariana.
Confira as cidades que já acolheram o Fórum Social Arquidiocesano pela Vida: