Em clima de fé e devoção, as quatro paróquia de Viçosa (MG), na Região Leste, assistiram o encontro de Jesus e sua Mãe Maria a Caminho do Calvário na noite dessa terça-feira santa (16).
Acompanha de centenas de fiéis, a imagem de Nossa Senhora saiu da Paróquia de Fátima e a imagem de Jesus indo para o calvário saiu da Paróquia São João Batista. O encontro das duas imagens foi realizada na Paróquia de Santa Rita de Cássia, onde o padre Daniel Júnior dos Santos proclamou o Sermão do Encontro.
Relembrando os vários encontros de Maria e Jesus, padre Daniel ressaltou que a vida desta mulher e deste homem sempre foi marcada por uma grande sintonia não apenas de encontros casuais, formais, entre Mãe e Filho, mas uma existência entre Filha e Deus marcada pelos mesmos sentimentos, gestos, palavras, atitudes. “Jesus e Maria: um só coração, uma só alma, uma só carne, uma única vontade , Ser totalmente de Deus. Apesar da separação, do desencontro de Mãe e Filho a caminho do Calvário, dois sentimentos invadiram e tomaram conta deste único coração traspassado: a dor e o amor”.
Padre Daniel também pontuou que a sociedade viver a era do vazio e a cultura do descartável. Mas, que a vida de Jesus e Maria ensina a cultura do encontro, do amor na hora da dor. Lembrando as inúmeras tragédias dos últimos meses, padre Daniel disse que “ao contemplarmos a imagem do Senhor dos Passos. Em suas dores contemplamos as nossas dores, as dores do mundo.”
“A lição que o Senhor Jesus nos ensina nesta noite: amor total e confiante ao Pai, amor generoso e concreto, real, por todos! Pela cruz de Jesus, amemo-nos uns aos outros. Pelas suas santas chagas, sigamos seu exemplo. Pela sua dolorosíssima Paixão, paguemos-lhe amor com amor, doação por doação, compromisso por compromisso”, disse o presbítero.
Confira mais fotos: Parte 01, Parte 02 e Parte 03
Colaborou: Pascom