“Não fiquemos pesarosos, com dó de nosso Senhor, porque isso Ele fez por amor, por amor a nós”, orientou o arcebispo Metropolitano de Mariana, Dom Airton José dos Santos, na Ação Litúrgica celebrada às 15h no Santuário de Nossa Senhora do Carmo, em Mariana. “Mas fiquemos sim com pena e com dó das pessoas que ainda hoje sofrem os mesmos reveses que Nosso Senhor Jesus Cristo sofreu no seu tempo. Às vezes, pessoas do nosso convívio. Nós temos tantas situações de violência, de desrespeito a vida”, lembrou.
O arcebispo recordou aos fiéis que a semana santa é “um grande retiro espiritual”, em que a sexta-feira santa é o centro, onde contemplamos Nosso Senhor sendo julgado, condenado e morto. “Nós podemos confrontar nossa existência, nossa vida, com esse acontecimento”, aconselhou.
Ele também lembrou que foi “por causa da morte de Nosso Senhor Jesus Cristo que a humanidade adquiriu nova esperança. Jesus Cristo não veio porque a humanidade era justa, mas Ele veio para salvá-la, não para julgá-la ou condená-la. Contudo, foi julgado e condenado. Esse paradoxo nos faz pensar e isto ficará até o final dos tempos: por que a humanidade não assimilou Jesus Cristo? Por que a luz foi rejeitada para as trevas?”, questionou.
Após a homilia, Dom Airton conduziu a Oração Universal e iniciou o rito de Apresentação e Adoração da Cruz.