“Nesta noite santa, a mãe de todas as vigílias, nós renovamos nossas esperanças”, proclamou o arcebispo metropolitano de Mariana, Dom Airton José dos Santos, na missa da Vigília Pascal, celebrada no Santuário de Nossa Senhora do Carmo, em Mariana.
“Em Cristo Ressuscitado, o mundo é refeito. Tudo se torna novo”, afirmou. Dom Airton reforçou que quando somos batizamos e testemunhamos nossa fé, conduzindo outros a Deus, o mundo se transforma. “A ressurreição de Cristo é que dá sentido novo a história. Se nós não tivermos a ressurreição de Cristo, diz São Paulo Apóstolo, nós somos dignos de pena. Se nós não ressuscitarmos, se Cristo não ressuscitou, nós perdemos tempo. Vegetamos neste mundo”, disse.
Ele também lembrou que a compreensão da ressurreição não exige esforço intelectual, mas fé. “Quando nós nos dispormos para Deus, deixarmos que o Espírito Santo aja em nós, deixarmos que a graça de Deus nos transforme, então nós iremos compreender o mistério da Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo, que é a garantia da nossa ressurreição”, afirmou.
Desejando que a semana santa tenha levado ao aprofundamento da fé e da esperança para que “não nos deixemos vencer por qualquer dificuldade que seja”, o arcebispo pediu para que os fiéis lembrassem de que nada pode nos afastar de Deus. “Pelo contrário, nos leva a Deus. Basta nós usarmos bem, tudo o que foi criado é dom de Deus para nós”.