1° de maio será marcado pela 29ª Romaria dos Trabalhadores e Trabalhadoras

29/04/2019 às 10h03

A próxima quarta-feira, 1° de maio, será marcada pela 29ª Romaria dos Trabalhadores e Trabalhadoras, em Carandaí (MG), na Região Sul. Organizada pela Dimensão Sociopolítica da arquidiocese, a edição deste ano terá como tema “Em nossa organização, a semente da transformação”.

Segundo Renato Lima, da equipe de organização da Romaria, a paróquia está se preparando com muito carinho e expectativa para acolher a 29ª Romaria dos trabalhadores e trabalhadoras. “Acreditamos que Romaria trará uma grande contribuição para o nosso município e região em termos de reflexão sobre o trabalho”, disse.

Em preparação para 29ª Romaria, um Tríduo em honra a São José Operário está sendo realizado na paróquia de Sant’Ana. Na ocasião também estão sendo celebrado os 45 anos da dedicação da igreja matriz de Sant'Ana.

No dia 1° de maio, a concentração para a Romaria será a partir das 8h no Parque de Exposição Prefeito Benjamim Pereira Baeta. Em seguida, os romeiros saíram em caminhada pelas ruas da cidade. A caminhada será intercalada por quatro momentos de reflexão e oração. Na chegada, na praça da igreja matriz de Sant’Ana, será realizado o plantio de uma árvore. Após este momento será celebrada a missa em ação de graças pelo dia do trabalhador e da trabalhadora.

Oração em preparação à Romaria dos Trabalhadores

Pai de bondade, doador de todos os dons e bens. A vós, confiamos os frutos de nossa 29ª Romaria dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Arquidiocese de Mariana. Reunidos na cidade de Carandaí, na Região Sul de nossa Arquidiocese, renovamos nosso compromisso de seguir Vosso Filho Jesus, como discípulos missionários, assumindo, na perspectiva do Reino, a defesa da vida e dos direitos em favor de todos, a começar dos pequenos, dos mais empobrecidos e excluídos. Comprometidos com a ecologia integral, queremos dizer não à perda de direitos; dizer não aos agrotóxicos que têm produzido doenças, danificado a terra, nossa Casa Comum, e levado à morte trabalhadores e consumidores; dizer não à exploração, à exaustão dos bens naturais, como a água, a terra e o minério para atender, não às necessidades do povo, mas do mercado, à avidez do lucro e do consumo desenfreado. Guiados por Vosso Santo Espírito e sob a proteção de São José, firmamos nosso compromisso de trabalhadores e trabalhadoras com a cidadania ativa e o bem comum, empenhados com as políticas públicas, sobretudo, de atendimento ao trabalhador do campo e da cidade para que não falte a ninguém o necessário; o meio ambiente seja preservado e todos tenham vida em abundância.

Amém!

 


Voltar

Confira também: