Motivados pelo tema “Em nossa organização a semente da transformação”, milhares de romeiros participaram da 29ª Romaria dos Trabalhadores e Trabalhadoras da arquidiocese, em Carandaí (MG), na manhã desta quarta-feira, 1° de maio.
“Esta romaria realizada no período pascoal testemunha a fé de Deus que liberta e salva. Deus, que ouve o clamor de seu povo, que deseja para o seu povo uma vida em abundância. Deus, que proclama em seu filho, aquele que é também o filho do carpinteiro, a dignidade do trabalho e do trabalhador. É a luz desta fé pascal que fazemos realizar esta 29ª Romaria dos Trabalhadores e Trabalhadoras. Uma romaria orante e profética”, disse o assessor arquidiocesano da Dimensão Sociopolítica, padre Marcelo Santiago.
Entoando cantos, a caminhada foi iniciada no Parque de Exposição Prefeito Benjamim Pereira Baeta e terminou no adro a matriz de Sant’Ana. Ao longo do percurso foram realizados momentos de oração e reflexão. Na porta da igreja, o coordenador arquidiocesano de pastoral, padre Edmar José da Silva, conduziu a última fala, onde ele lembrou o significado da palavra romaria e pediu a todos que rezem pelas pessoas que estão desempregadas.
“Essa palavra romaria significava o povo que ia em direção a Roma, não para visitar a cidade, mas, principalmente, para visitar os templos. Eles iam em peregrinação e oração agradecer á Deus o dom da vida e colocar aos pés dos apóstolos e mártires os seus sofrimentos e dores. Estamos celebrando a Romaria dos Trabalhadores, mas, quero convidar vocês a rezarem pelos trabalhadores que estão desempregado. Na convivência do dia a dia, nós percebemos a tristeza que é um pai de família desempregado. Uma mãe de família desempregada. Quantas consequências isso tem nas vidas das famílias. Por isso, convido vocês a rezarem pelos desempregados. Romaria é peregrinação na fé, no grito profético. Mas, é também momento de oração”, disse. Após a fala dos coordenador de pastoral, os padres presentes plantaram uma árvore e todos seguiram para a igreja, onde participaram de uma missa.
Na homilia, padre Marcelo leu uma carta de saudação do arcebispo de Mariana, Dom Airton José dos Santos, que não compareceu à Romaria devido a Assembleia Geral da CNBB, iniciada nesta quarta-feira em Aparecida (SP).
Para Maria do Carmo da Silva, da Paróquia de São Silvestre, em Viçosa (MG), a romaria foi muito boa. “Eu venho todos os anos e neste ano a romaria foi especial. Participar desta caminhada, cantando e rezando, e uma forma de renovar as nossas forças para atuar em nossas paróquias”, disse.
O pároco anfitrião, padre José Julião da Silva, agradeceu a presença de todos e o empenho da comunidade em acolher o evento.
Clique aqui e confira mais fotos!