A Arquidiocese de Uberaba acolheu nos dias 3 a 5 de maio a 26ª Assembleia Geral Ordinária do Conselho Nacional do Laicato do Brasil do Regional Leste 2 (Minas Gerais e Espírito Santo), no Centro de Pastoral João Paulo II. A assembleia teve como tema “O agir dos Cristãos Leigos e Leigas, do Vaticano II ao Papa Francisco” e foi assessorada pelo padre Alfredo Gonçalves, sacerdote scalabriano.
Na noite de sexta-feira (3), padre Alfredo fez uma análise de conjuntura a partir de três janelas: o mundo, o Brasil e a Igreja. Ele encerrou a análise dizendo que “tempo de crise é tempo de semear e ver Deus trabalhar no coração do povo”. No sábado (4), o assessor ressaltou a importância da participação dos cristãos leigos e leigas na Igreja e nos vários espaços da sociedade.
Cerca de 65 pessoas participaram da assembleia, sendo a arquidiocese de Mariana representada por cinco participantes. Segundo a presidente do Conselho do Laicato da Arquidiocese de Mariana, Sônia Barbosa, a assembleia foi maravilhosa. “Foi uma oportunidade de refletir e aprofundar sobre a nossa missão e o agir dos cristãos leigos e leigas, do Vaticano II ao Papa. Padre Alfredinho foi muito feliz em suas colocações, ajudou a iluminar o momento que estamos vivemos”, disse.
Conselho Nacional do Laicato do Brasil
O Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB) é uma associação de fiéis leigos católicos que congrega e representa o laicato brasileiro na sua diversidade em movimentos, pastorais, e associações dos mais variados tipos. A instituição tem por objetivo articular o laicato, em conselhos regionais, diocesanos e locais.