A 4ª Romaria das Águas e da Terra será realizada em Itabira (MG) no dia 2 de junho. Refletindo sobre o tema “Bacia do Rio Doce, Nossa Casa Comum” e o lema “Vão-se os bens da Criação, ficam miséria e destruição! E agora José?”, a caminhada deste ano pretende receber cerca de 7 mil pessoas.
Segundo o bispo da diocese de Itabira/Coronel Fabriciano, Dom Marco Aurélio Gubiotti, com essa romaria a Igreja quer ser uma voz profética e fazer ecoar uma forte denúncia do descaso para com a vida e a dignidade do ser humano. “Bem como à fauna e à flora, o desrespeito aos direitos dos atingidos e os graves danos causados ao meio ambiente”, afirmou. “Exigimos enquanto Igreja anunciadora e denunciadora a responsabilização dos criminosos e o devido reparo aos danos causados ao meio ambiente”, concluiu.
A Paróquia Nossa Senhora da Piedade irá receber oficialmente a Romaria. Após a caminhada pelas ruas da cidade, os romeiros irão participar de uma missa. Todas as comunidades, pastorais, movimentos, serviços, associações, organismos, todas as forças vivas que compõem a Província Eclesiástica de Mariana são convidados para participar da romaria. Também são convidadas as Diocese de Guanhães, Colatina, São Mateus e a Arquidiocese de Vitória, do estado do Espírito Santo.
Edições anteriores
Desde 2016 a Província Eclesiástica de Mariana realiza a Romaria das Águas e da Terra da Bacia do Rio Doce. A primeira edição foi realizada no dia 5 de junho de 2016 na cidade de Resplendor (MG), na Diocese de Valadares. A segunda edição foi promovida no dia 4 de junho de 2017 em Caratinga (MG), na Diocese de Caratinga, e a terceira edição foi acolhida pela arquidiocese de Mariana, no dia 3 de junho de 2018 em Ponte Nova (MG).