O dia de Nossa Senhora de Fátima, comemorado ontem (13), foi celebrado com a conclusão do Jubileu na paróquia dedicada a ela, em Viçosa. Os festejos começaram no dia 4 de maio com uma procissão.
O pároco, cônego Lauro Sérgio Versiani Barbosa, presidiu a missa solene de encerramento do Jubileu e lembrou a todos que “Maria, que acolhe em sua a vida a Palavra de Deus com uma adesão criativa é realmente bendita entre todas as mulheres, mostrando que o humano não é aniquilado pela graça de Deus, mas assumido e elevado. Pode ser apontada como modelo para a vida da Igreja e da humanidade. ‘Feliz por que acreditou’ (Lc 1, 45), tornou-se para a Igreja ‘estrela da evangelização’”.
Após a Missa Solene, os fiéis saíram em procissão luminosa com a imagem de Nossa Senhora do Rosário de Fátima pelas ruas do bairro, animada por cantos marianos, orações e pela banda de música, encerrando as festividades na escadaria da Igreja Matriz com a coroação da imagem pelos três pastorzinhos, o canto do “Te deum”, e a benção final pelos padres presentes.
Todas as comunidades da paróquia rezaram a oração do Magnificat durante os dias de novena. "Como foi bonito ver todo o povo das dez comunidades da Paróquia saudando a Senhora de Fátima, cada um com seu jeito, com sua oração, com cantos, acenos, palmas, lágrimas, sorrisos", diz o vice coordenador paroquial, Délio Duarte
Ao longo do Jubileu, fiéis das outras três paróquias de Viçosa, juntamente com seus párocos, marcaram presença nas celebrações, bem como também muitos fiéis e padres provenientes de paróquias de outros lugares. "Destacamos a presença amiga do padre Rodrigo Arthur durante todo o Jubileu, que com seu jeito simples e muito alegre, colaborou de maneira ímpar para que esses dias fossem de maior júbilo e alegria. Destacamos também a presença do diácono Luiz Carlos e do vigário paroquial, padre Paulo Nobre", diz Délio.
Colaboração e fotos: Pascom