Padres e diáconos das Regiões Sul e Oeste participam do encontro "o canto e música litúrgica"

16/05/2019 às 09h56

Na última terça-feira, 14 de abril, os padres e diáconos das Regiões Sul e Oeste participaram do Encontro “o canto e a música litúrgica”, promovido pela Comissão Arquidiocesana da Liturgia e assessorado pelo Frei Joaquim Fonseca, OFM, em Barbacena (MG). Esse encontro faz parte do segundo momento sobre a formação sobre música litúrgica na Arquidiocese. O primeiro encontro foi realizado entre os dias 19 a 21 de outubro de 2018, em Barbacena, e com os coordenadores paroquiais de liturgia.

Inspirado na eclesiologia do Concílio Vaticano II, Frei Joaquim Fonseca, OFM, conduziu o encontro a partir de seu livro “Quem canta? O que cantar na liturgia?”, ressaltando a importância da participação plena e consciente de toda a assembleia, Corpo místico de Cristo. Por ocupar grande parte das ações litúrgicas em nossa Igreja, a música deve também corresponder qualitativamente ao mistério celebrado.

Segundo o administrador paroquial da Paróquia São Pedro, em Barbacena, padre Afrânio Vieira de Almeida, o encontro foi uma experiência muito positiva. “Além de oferecer a nós uma oportunidade de convivência, tratou de aspectos do canto litúrgico aos quais muitos irmãos ainda não haviam tido acesso e isso é muito importante para promover nosso crescimento intelectual, espiritual, comunitário e litúrgico-pastoral”, reforçou. Frei Joaquim ressaltou que esse é um trabalho desafiador, que exige uma resposta firme e que por isso há necessidade de redescobrir o valor Bíblico-Teológico dos textos musicados. Esse encontro também serão realizados nas Regiões, Centro, Leste e Norte.


Voltar

Confira também: