Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Ouro Preto, celebra o centenário de nascimento de Dom Velloso

20/05/2019 às 09h16

A Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Ouro Preto, na Região Norte, vai celebrar o centenário de nascimento de seu ex-pároco, Dom José Francisco Versiani Velloso, nos dias 26 e 27 de maio.

No domingo (26) haverá uma missa, às 19h, na igreja de São Francisco de Assis, a celebração será presidida pelo bispo Emérito de Oliveira (MG), Dom Francisco Barroso Filho. A missa terá a participação do Coral e Orquestra São Pio X de Ouro Preto.

Na segunda-feira (27), dia do aniversário de Dom Velloso, a missa será celebrada pelo vigário geral da Arquidiocese, padre Luiz Antônio Reis Costa. A celebração será na na igreja de São Francisco de Assis, às 19h, e terá a participação do Coral Sant’Ana de Ouro Preto.

Concurso de redação

Dentro das comemorações será realizado um concurso de redações alusivas ao centenário do nascimento de Dom Velloso entre os alunos da escola que leva o seu nome, em Ouro Preto. A premiação dos três primeiros colocados se fará ao término da missa do dia 27 de maio.

Dom Velloso

Dom José Francisco Versiani Velloso nasceu em Ouro Preto, no dia 27 de maio de 1919, filho de Carlos Versiani Velloso e Noêmia Versiani Velloso. Concluiu o curso primário no Grupo Dom Pedro II, em sua cidade natal. Em 1932 ingressou no Seminário de Mariana, onde se destacou por sua notória inteligência. Recebeu todas as ordens das mãos de Dom Helvécio Gomes de Oliveira, tendo sido ordenado presbítero na Catedral Basílica de Nossa Senhora da Assunção em Mariana, no dia 2 de outubro de 1942.

Seu ministério sacerdotal iniciou-se na Paróquia Nossa Senhora da Piedade, em Barbacena, na qual foi vigário cooperador. No dia 12 de março de 1944 foi nomeado pároco da Paróquia Nossa Senhora da Glória, em Passagem de Mariana. Onze anos depois, no dia 9 de outubro de 1955 foi nomeado pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Ouro Preto, e esteve à sua frente até o dia de sua sagração episcopal, que se deu a 25 de janeiro de 1967, tendo sido sagrante principal o arcebispo de Mariana, Dom Oscar de Oliveira. Eleito bispo pelo papa São Paulo VI, foi nomeado como primeiro pastor da Diocese de Itumbiara, no estado de Goiás. Governou aquela Diocese até a sua morte repentina, a 16 de maio de 1972.

 


Voltar

Confira também: