Pastoral do Menor avalia primeiro debate com governo do estado

20/05/2019 às 12h37

A Pastoral do Menor da Arquidiocese de Mariana se reuniu em Mariana, no último sábado (18), para avaliar e dar encaminhamento aos trabalhos feitos nos últimos meses. Estiveram presentes 22 pessoas.

Um dos pontos abordados foi a ida dos adolescentes e educadores da Escola de Cidadania Dom Luciano a Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social (SEDESE), em Belo Horizonte, no dia 22 de abril, na tentativa de dialogar com o governo do estado sobre a mineração. “Quando nós fizemos o seminário sobre as mineradoras, uma das ações definidas foi dialogar com questões legais, estudar as leis da mineração”, explica a coordenadora arquidiocesana da Pastoral do Menor, Maria Auxiliadora de Fátima Costa Souza.

A pauta da Pastoral era ouvir qual a posição do governador em relação às mineradoras e debater tendo como base a Laudato Si e os 17 objetivos de Desenvolvimento Sustentável propostos pela ONU. Além da mineração, os jovens também abordaram outros assuntos que estavam em destaque naquela semana: A formação dos conselheiros do Conselho Tutelar, a prostituição infantil e o encerramento da Escola em Tempo Integral – assunto encaminhado e já resolvido.

Segundo a Jovem Articuladora e Educadora da Escola de Cidadania Dom Luciano, Ana Carolina Silva Santos, esta foi a primeira vez que os jovens da Pastoral se envolveram em um debate maior e puderam por em prática o que aprendem nas formações. “Antes dessa reunião, todo o grupo acompanhava de longe os assuntos relacionados a crianças e adolescentes. Lá, levantamos questões sérias e importantes junto com pessoas importantes do estado”, revela.

O grupo retomará o debate com a Secretaria do Estado em breve.

 

Pastoral da Criança

Em reunião, no sábado (18), a Pastoral da Criança definiu a ida a Festa de comemoração dos 35 anos de fundação da Pastoral. A comemoração, em nível estadual, será realizada em Belo Horizonte e pretende reunir quatro mil pessoas. A Assembleia da Pastoral, que será realizada entre os dias 24 e 26 de agosto, na casa de Retiros Nossa Senhora da Alegria, também fez parte da pauta. Este ano haverá a votação para a nova coordenação arquidiocesana.


Voltar

Confira também: