Os grupos da Infância e Adolescência Missionária (IAM) na Arquidiocese vão celebrar no próximo domingo, 26 de maio, a 7ª Jornada Nacional da IAM. Em preparação para este momento, os grupos realizaram alguns momentos de formação para as crianças e a adolescentes.
Neste último sábado (18), os membros da IAM de Piranga, na Região Centro, participaram de uma manhã de espiritualidade em preparação para essa celebração. Este momento foi conduzido pelo pároco, padre Reginaldo Coelho.
Na Região Norte, os grupos da IAM participaram de uma formação e preparação para a consagração na Paróquia de Nossa Senhora de Nazaré, em Cachoeira do Campo (MG), no dia 27 de abril. A formação reuniu 180 crianças e adolescentes e foi marcada por palestras, troca de de aprendizados e experiências entre os grupos e missa. A Paróquia São Pedro, em Ponte Nova (MG), também realizou um momento especial com os membros da IAM.
Segundo a coordenadora arquidiocesana da IAM, Iva Fernandes, as paróquia e regiões que não fizeram a formação estão refletindo sobre o tema da Jornada Nacional durante os seus encontros. “Estamos refletindo sobre o significado e a importância da consagração à missão e também sobre o Mês Missionário Extraordinário com o qual estamos em sintonia”, disse.
O tema da 7ª Jornada Nacional é “Batizados e enviados: IAM em missão no mundo”. A escolha desse tema busca estar em sintonia com o Mês Missionário Extraordinário, convocado pelo Papa Francisco, para o mês de outubro.
Iva ressalta que essa formação para a consagração é importante para as crianças e adolescentes tomarem consciência do significado deste gesto. “A consagração não deve ser feita apenas para cumprir um ritual, mas para conscientizar cada vez mais do seu compromisso batismal de servir”, pontuou.