O grupo de base da Pastoral Afro-brasileira (PAB) da Paróquia Sant’Ana, em Carandaí (MG), na Região Sul, realizou um encontro com os congadeiros locais e representantes de guardas de Congada da cidade de Barbacena no último domingo (19). O encontro teve como objetivo estreitar laços entre a Pastoral Afro-brasileira e os congadeiros e promover uma oportunidade de maior aprendizado sobre a história do congado e sua simbologia, fazendo com que o grupo tenha mais conhecimentos, respeito e carinho com esta manifestação cultural e de fé.
O encontro aconteceu na capela Nossa Senhora Aparecida, no bairro Cohab, começando às 7h com o café, passando pela apresentação dos congadeiros presentes, a exibição do documentário “Congadeiros”, produzido pela TV UFOP. Na sequência foram realizados trabalhos em grupos, onde foi discutido as alegrias e desafios em ser congadeiro.
No momento de plenária os grupos partilharam como alegrias: o louvor à Nossa Senhora do Rosário, a união, respeito e força para superar problemas do cotidiano, o bom acolhimento onde vão se apresentar, a continuidade às tradições da família e apoio da Pastoral Afro-brasileira. Entre os desafios, eles apontaram a falta apoio para transporte quando são convidados para outros municípios, a falta de bom fardamento, a falta de reconhecimento por parte da população local, > falta um melhor trabalho de espiritualidade dos congadeiros e a falta união entre as diferentes guardas de Congado, havendo rivalidades entre as mesmas.
No final do encontro, o grupo de base da Pastoral Afro-brasileira da Paróquia Sant’Ana agradeceu a participação de todos os congadeiros, em especial aos amigos de Barbacena que os visitaram e participaram desse momento. Segundo Izaías Amaral, membro da Pastoral, “para a equipe da PAB foi um momento valioso de muito aprendizado e fortalecimento do trabalho”. O encontro foi encerrado com sorteio de brindes e um almoço às 13 horas.