Viçosa reúne devotos de Santa Rita

23/05/2019 às 14h54

Em uníssono, devotos de Santa Rita de Cássia renderam graças, nesta quarta-feira (22), a santa padroeira de Viçosa com o hino em sua homenagem "Salve ó Rita fiel padroeira, Salve! Salve! e da Glória sem véu. Sê-nos guia segura e certeira, Para Deus, para Pátria do Céu". Durante todo o dia, viçosenses e fiéis de fora visitaram o Santuário, localizado no centro da cidade, para participarem das quatro celebrações festivas: 7h, 10h, 15h e 19h. O arcebispo de Mariana, Dom Airton José dos Santos, presidiu a celebração das 10h.

Segurando uma vela e uma rosa vermelha enquanto caminhava na procissão, Maria Aparecida Olimpio disse participar de todas as festas de Santa Rita, desde que saiu de Visconde de Rio Branco há 22 anos e foi morar em Viçosa. Quando questionada sobre ter alcançado graças por meio de Santa Rita, ela se emocionou ao dar a resposta. “Ô minha filha, graças a Deus. Só do meu marido ter parado de beber, já foi uma glória pra mim. Eu sofri muito, mas alcancei. Tem cinco anos que ele parou. Agora eu estou vivendo”, contou entre lágrimas.

Naide Aparecida Pereira da Silva, moradora de Ubá, também revelou ter alcançado graças por meio da santa. Além de algumas preces pessoais, ela disse estar rezando pelos momentos de desequilíbrio e turbulência pelo qual o país passa. “Temos que começar a nos reunir não para fazer baderna, mas unir em Deus, pedir para que as coisas se ajeitem. Se a gente não rezar, não fazer nossa parte, não vai adiantar pegar o que for e fazer força. A força está em Deus. E a força maior é a oração”, afirmou.

A novena foi iniciada no dia 13 de maio, com a celebração de três missas em todos os dias, com exceção do domingo, em que foram celebradas cinco. “Uma multidão compareceu. Vieram muitos padres de fora. Dom Airton veio duas vezes, celebrar a crisma e, depois, a festa. Foi um oceano de gente, uma inundação de pessoas da redondeza”, comenta o pároco, padre Paulo Dionê.

 

Festa da dedicação do Santuário

Hoje, dia 23, a paróquia ainda comemora 58 anos de dedicação do Santuário. As três missas habituais, 7h, 15h e 19h, marcam a comemoração. E, para encerrar, às 20h, haverá uma apresentação cultural.

 

    

 


Voltar

Confira também: