O primeiro encontro arquidiocesano da Pastoral Universitária sairá dos papéis. Em reunião, na última sexta-feira (24), o Conselho Arquidiocesano de Pastoral foi comunicado da iniciativa, que tem o objetivo de articular o trabalho da Pastoral pela primeira vez em nível arquidiocesano. O tema proposto para abordagem é o humanismo solidário.
“Esse encontro também visa atingir outros universitários. A gente não pode pensar que o trabalho da Pastoral Universitária é um trabalho voltado só para os católicos”, explica o assessor arquidiocesano da Pastoral Universitária, padre Danival Milagres Coelho.
Ele ressalta que o encontro será uma forma dialogar com os estudantes que não participam do grupo da pastoral universitária e até mesmo com os que não vão à igreja. “Esse encontro terá o apoio da Faculdade Dom Luciano justamente para ter um caráter acadêmico e, ao mesmo tempo, evangelizador, sobretudo a partir de um tema que é comum: o humanismo solidário. Um tema que ultrapassa a questão religiosa e que vai trabalhar a partir dos valores humanos”.
O assessor também propôs o estudo do livro de Estudos da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), número 112, “Setor Universidades da Igreja no Brasil: Identidade e Missão”, fruto do trabalho dos doze anos de existência do Setor Universidadesna Conferência. “Esse texto já existia, mas foi reelaborado com a ajuda até mesmo de alguns dos jovens da nossa arquidiocese. Foi incrementado com sugestões das experiências vividas até o ano passado”, explica o padre.
A data do encontro dependerá do calendário acadêmico das universidades, que atualmente têm a possibilidade de entrar em greve. Até o momento, a previsão é de o que encontro aconteça no dia 18 de agosto.
Foto: Grupo de Oração Universitário de Ouro Preto