Os párocos das paróquias que recebem seminaristas para estágio pastoral estiveram reunidos na manhã desta terça-feira, 4, no Seminário São José, em Mariana. Dirigida pelo reitor, padre Valter Magno de Carvalho, e pelo coordenador da dimensão pastoral/missionária do Seminário, padre José Geraldo Coura (padre Juca), a reunião contou com a presença de 21 párocos das 26 paróquias que recebem os seminaristas da filosofia e da teologia do Seminário São José da Arquidiocese de Mariana.
Padre Juca orientou breve estudo do discurso do papa Francisco proferido em outubro de 2017 por ocasião do encerramento do Congresso Internacional sobre a Ratio Fundamentalis Institutionis Sacerdotalis – O dom da vocação sacerdotal, documento da Congregação para o Clero, que contém as diretrizes para a formação presbiteral.
Segundo o pároco da paróquia São João Batista, em Barão de Cocais, padre José Antônio de Oliveira, o texto do Papa é provocativo e mostra que a formação dos padres se dá também no contato com o povo. "Não podemos chegar a uma comunidade achando que sabemos tudo. A comunidade também nos forma", observou. "O papa Francisco fala no texto da experiência de Deus que nós padres devemos ter. Os seminaristas também vivem a sua experiência de Deus que deve ser considerada na sua formação", disse o pároco da paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Viçosa (MG), côn. Lauro Versiani. "Devemos nos preocupar com a imagem de sacerdócio que passamos para os seminaristas no estágio pastoral em nossas paróquias", completou o pároco da paróquia Nossa Senhora da Luz, padre Rogério de Oliveira Pereira.
O reitor do Seminário, padre Valter Magno, destacou a necessidade de o sacerdote saber cultivar uma espiritualidade que seja ligada também à realidade. Em seu discurso o papa faz referência a isso usando a imagem do monte e do vale. "O sacerdote tem que estar no monte e no vale. Esta dupla dimensão de nosso ministério nos desafia. A missão dos párocos (que acolhem seminaristas para estágio pastoral) é ajudar os seminaristas a fazer esta transição do monte para a planície", sublinhou padre Valter.
Cada padre teve a oportunidade de falar sobre o trabalho desenvolvido pelos seminaristas em sua paróquia, demonstrando satisfação com sua presença junto às comunidades eclesiais e lideranças pastorais. O Seminário São José conta com 49 seminaristas na filosofia, sendo 36 da Arquidiocese de Mariana e 13 da diocese de Governador Valadares. Já na teologia são 36 seminaristas dos quais 24 são da Arquidiocese de Mariana, nove da diocese de Governador Valadares e três da diocese de Januária.
Fonte: Paróquia Nossa Senhora da Glória, de Passagem