“Eu ouvi o grito do meu povo por causa dos seus opressores” (Ex 3,7).
A Forania de Mariana, em sua reunião ordinária no salão paroquial da paróquia Nossa Senhora da Assunção, neste sábado, 8 de junho de 2019, vem manifestar sua solidariedade e apoio aos atingidos e atingidas pelo rompimento da barragem de Fundão que ocupam o escritório da Fundação Renova, no bairro São Pedro, em Mariana. Esta legítima e democrática manifestação revela a urgente necessidade de se fazer justiça aos atingidos/as cujos direitos foram e continuam sendo violados.
Constituídos em sua maioria por garimpeiros e pescadores de Barra Longa, Acaiaca e Mariana, reivindicam os seguintes direitos: 1) direito de serem reconhecidos como atingidos/as; 2) direito de receberem o pagamento de auxílio financeiro emergencial; 3) de terem a inclusão de seus nomes no cadastro para fins de indenização, reparação e compensação.
Estas e as demais reivindicações apresentadas à Fundação Renova, num total de dezoito, refletem o sofrimento, a angústia e as aflições de que os atingidos/as são vítimas desde o rompimento da barragem de Fundão, no distrito de Bento Rodrigues, em Mariana, no dia 5 de novembro de 2015. São trabalhadoras e trabalhadores que vivem a insegurança do hoje e do amanhã diante das constantes negativas que recebem da Fundação Renova em suas reivindicações.
Apelamos, portanto, à Fundação Renova que retome o diálogo com os atingidos/as e lhes faça justiça, atendendo suas reivindicações. Ignorá-los ou tentar vencê-los pelo cansaço, além de antiético, não condiz com os objetivos desta entidade, criada exatamente para reparar os danos causados pelo crime do rompimento da barragem.
Rogamos ao Espírito Santo, cuja festa celebramos neste final de semana, fortalecer os atingidos/as em sua luta e que, com sua divina luz e sabedoria, nos faça trilhar sempre o caminho da justiça e da paz.
Mariana, 8 de junho de 2019
Pe. Alex Martins de Freitas – Pároco das Paróquias São Caetano, em Monsenhor Horta, e São Sebastião, em Cláudio Manuel;
Pe. Darci Fernandes Leão – Pároco da Paróquia Bom Jesus do Monte – Furquim;
Pe. Geraldo Barbosa – Pároco da Paróquia Sagrado Coração de Jesus – Mariana;
Pe. Geraldo Martins Dias – Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Glória – Passagem de Mariana;
Pe. José Geraldo Coura – Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição – Cachoeira do Brumado;
Côn. Nedson Pereira de Assis – Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Assunção – Mariana.