Continuam os preparativos para o 7° Fórum Social Arquidiocesano pela Vida

10/06/2019 às 11h16

Os preparativos para o 7° Fórum Social Arquidiocesano pela Vida continuam. No último sábado (8), foi realizada uma reunião ampliada da equipe de organização em Barão de Cocais (MG). A reunião contou com a presença de representantes da Forania de Santa Bárbara, das paróquias da cidade, de padres e representantes da Dimensão Sociopolítica.

Durante a conversa, a equipe local de infraestrutura apresentou os últimos encaminhamentos e o grupo definiu que as inscrições serão iniciadas no dia 1° de agosto e pontuou a importância do Fórum ser realizado em Barão de Cocais.

Segundo o padre José Antônio de Oliveira, pároco da Paróquia São João Batista, acolher o Fórum é uma providência. “Eu sempre acredito que nenhuma dor é inútil. Toda morte faz brotar vida. Nesse momento que traz medo, pavor e assusta a população de Barão com um possível rompimento, também estamos vendo brotar muita coisa bonita na cidade. Muitas iniciativas estão surgindo em Barão. Nesse sentido, o Fórum será muito providencial. É justamente nesse clima de destruição, de injustiça, de exploração, que o Fórum vem dizer que outro mundo é possível. Se nos organizarmos e estivermos unidos pela fé podemos construir uma comunidade, uma sociedade mais solidária, mais unida e justa. Creio que o melhor terreno para construir o Fórum Social é o terreno de Barão de Cocais. Para fazer brotar vida onde existe a sombra da morte”, disse padre José Antônio.

O 7° Fórum Social Arquidiocesano pela Vida será realizado nos dias 26 a 29 de setembro, em Barão de Cocais. O evento pretende reunir cerca de 450 pessoas.

Temática do Fórum

Na edição deste ano, o Fórum Social terá como tema “A terra clama por justiça; e os pobres, por direitos” e lema “Eu ouvi o clamor do meu povo e desci para libertá-lo”. Com o intuito de aproximar o Fórum da comunidade local, o Jubileu de São João Batista, em Barão de Cocais, também terá este tema.

Histórico

Realizado a cada três anos em uma região da arquidiocese, o Fórum Social Arquidiocesano pela Vida tem como objetivo debater temas atuais ligados à realidade do povo, buscando a promoção da vida e da dignidade de todos como sujeitos de direitos e promotores de uma nova sociedade.

A cada edição, o Fórum produz uma carta compromisso com uma série de definições que deve ser encaminhadas e implementadas. Essas propostas devem ser colocadas em práticas nos seguintes à realização do evento. Para auxiliar nos encaminhamentos das decisões assumidas em cada Fórum, desde a quinta edição, foi constituída uma equipe permanente do Fórum Social.

Essa equipe, vinculada à coordenação arquidiocesana da Dimensão Sociopolítica, desenvolve estratégias de metodologia e aplicação para que as decisões do Fórum Social sejam bem acolhidas em toda a arquidiocese de Mariana.

Confira as cidades que já acolheram o  Fórum Social Arquidiocesano pela Vida:

 

 

 

 

 

 

 


Voltar

Confira também: