Festa de Pentecostes é celebrada nas paróquias da arquidiocese

10/06/2019 às 15h50

As paróquias da Arquidiocese celebraram neste domingo, 9 de junho, a Solenidade de Pentecostes, que marca a vinda do Espírito Santo 50 dias após a Páscoa. Em preparação para esta celebração, as comunidades realizaram a novena de Pentecostes pela Unidade dos Cristãos.

Na cidade de Ouro Branco, Região Oeste, as pastorais e movimentos da Paróquia do Divino Espírito Santo abraçaram a proposta do tema da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos: "Procurarás a justiça, nada além da justiça" (Dt 16, 11-20). “Tendo como tema de partida tal sugestão, pensamos e refletimos sobre a unidade interna e externa, respeitando a identidade de cada um na multiplicidade de caminhos, tendo Deus como o foco principal e primordial”, explica o pároco, padre Valter Monteiro da Paixão.

Ao longo da novena  foi realizada a celebração do sacramento da crisma e a renovação das promessas do batismo para as crianças que farão a primeira eucaristia. A missa da crisma foi presidida pelo arcebispo de Mariana, Dom Airton José dos Santos.

Guaraciaba

Na paróquia de Sant'Ana, em Guaraciaba, na Região Leste a solenidade de Pentecostes foi celebrada, às 9h na matriz com a presença do arcebispo de Mariana Dom Airton José dos Santos. Na oportunidade, Dom Airton crismou 215 jovens e adultos. Na homilia Dom Airton ressaltou a importância da abertura à ação do Espírito Santo em na  vida das pessoas e motivou os jovens a abraçarem a missão a exemplo dos apóstolos. Ao final, ressaltou a necessidade de pensar com seriedade sobre o chamado de Deus para uma consagração da vida. Essa foi a primeira visita do arcebispo à paróquia.

Araponga

Na Região Leste, a Paróquia São Miguel Arcanjo, em Araponga, celebrou a Solenidade de Pentecostes na noite deste domingo. Na celebração, o pároco, padre João Paulo ressaltou que o Espírito Santo deu o dom a cada membro da Igreja, e esses membros devem trabalhar e caminhar juntos, para melhor trabalhar para o crescimento de nossa comunidade. Ele finalizou dizendo “que a missão só se realiza na docilidade ao Espírito, no testemunho do Evangelho e na união com Jesus no seu mistério Pascal”.

Mariana 

Em Mariana a Confraria do Divino Espírito Santo, realizou a novena do Divino Espírito Santo na Igreja Nossa Senhora Rainha dos Anjos. No sábado (8) foi promovida a Festa da Bandeira do Divino Espírito Santo e o XII Encontro de Congados, que contou com a presença de 14 grupos Congado.

No domingo, centenas de fiéis participaram da procissão com cortejo do Imperador, dos festeiros e da confraria. A procissão saiu do adro da Igreja de São Francisco e seguiu pela Rua Dom Silvério até a Igreja Nossa Senhora Rainha dos Anjos. Chegando na igreja todos participaram da celebração.

No distrito de Monsenhor Horta, a Paróquia de São Caetano realizou uma Vigília de Pentecostes e a Festa do Divino. No sábado, uma missa e o hasteamento da bandeira do divino iniciaram as festividades. Em seguida foi realizado um Cenáculo com a comunidade. “No Salão Paroquial tivemos uma experiência de Cenáculo, onde nos reunimos enquanto comunidade para suplicar a Jesus, vivo e ressuscitado no santíssimo Sacramento,  que atualizasse a graça de Pentecostes na vida da nossa paróquia. Foi uma experiência de renovação na vida daqueles que participaram e acredito que iremos colher muitos frutos pastorais”, explicou o pároco, padre Alex Martins.

No domingo a comunidade acompanhou a tradicional festa do divino, com  a participação do congado de Santa Efigênia e Nossa Senhora do Rosário de ouro Preto. Após a missa, os fiéis participaram da procissão com a imagem do divino pelas ruas do distrito é em seguida da bênção da coroa e a cerimônia de passagem da coroa para o imperador e rainha do próximo ano.

Foto de Mariana: Cesar do Carmo


Voltar

Confira também: