Assistência religiosa nos presídios é tema de formação da Pastoral Carcerária

12/06/2019 às 10h19

A Resolução do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCC) nº08/2011, sobre assistência religiosa nos presídios, foi tema de uma formação da Pastoral Carcerária no último sábado (8). A formação foi realizada no Centro Arquidiocesano de Pastoral, em Mariana (MG), e contou com a assessoria da advogada, Pollyana Nonata da Silva.

“Trabalhamos a origem da resolução, suas implicações e como o agente da Pastoral Carcerária poderá aplicá-la a seu modo e dentro dos seus preceitos. Também refletimos como anda a religiosidade do agente”, disse Pollyana.

Segundo a coordenadora da Pastoral, Magda de Fátima Oliveira, a formação foi um momento de ampliar os conhecimentos e tirar dúvidas dos agentes. “Vimos a Resolução 8 em uma perspectiva pastoral, o que é muito importante para o nosso trabalho. Quando temos conhecimento jurídico, temos mais segurança para visitar os presídios, pois, sabemos que é nosso direito estar alí. Sabemos que a Igreja está amparada e o preso tem o direito de receber  assistência religiosa ”, sublinhou.

Magda ressaltou, também, que as formações são de grande importância para a caminhada dos agentes da Pastoral Carcerária. “Participar das formações nos dar mais segurança para atuar. Quando conhecemos não estamos só visitando, estamos exercendo o profetismos”, disse.

 


Voltar

Confira também: