A organização de equipes nas foranias de Barbacena e Carandaí para articularem a Dimensão Sociopolítica em todas as paróquias da Região Pastoral Mariana Sul foi a prioridade aprovada na Assembleia Regional da Dimensão Sociopolítica. O encontro, que foi realizado no dia 8 de junho no Centro de Pastoral, em Barbacena (MG), contou com a presença de cerca de 40 pessoas, entre elas leigos e leigas que atuam nas pastorais sociais, representantes de movimentos, associações e projetos sociais das paróquias das foranias de Barbacena, Carandaí e Alto Rio Doce, alunos de pesquisa da UEMG de Barbacena e o vigário forâneo da Forania de Barbacena, padre D'Artagnan de Almeida Barcelos.
Durante a Assembleia, uma equipe de articulação regional também foi aprovada. Formada por cinco membros, a equipe vai atuar durante um ano no estudo e organização desta dimensão na região, visto que trabalhos temos e muitos, há apenas uma necessidade de mapeá- los e ajudar numa melhor organização em prol do próprio povo sofrido e marginalizado.
Para auxiliar nas reflexões, a Assembleia contou com a presença do assessor arquidiocesano da Dimensão Sociopolítica, padre Marcelo Santiago. Ele apresentou os trabalhos e as necessidade da Dimensão na Arquidiocese e falou sobre a opção pelos pobres e a juventude, como ela se organiza e as parcerias com os organismos e movimentos que lutam pela dignidade da pessoa. Em seguida, os participantes foram divididos em grupos de debate.Após o almoço, padre D'Artagnan conduziu a plenário onde o grupo definiu as prioridades da região.
Região Norte
Na Região Pastoral Mariana Norte a Assembleia Regional da Dimensão Sociopolítica será realizada neste sábado, 15 de junho, no Centro Regional de Pastoral “Cônego José Renato Peixoto Vidigal”, em Mariana.
A assembleia vai reunir o coordenador arquidiocesano de pastoral, a vigário episcopal da Região Norte, os vigários forâneos, a Pastoral Carcerária, Pastoral da Saúde, Pastoral Familiar, Pastoral da Criança, Pastoral do Menor, Pastoral Afro, Pastoral da Sobriedade, Grupo Fé e Política, Pastoral da Juventude, Vicentinos, Cáritas, Diáconos Permanentes, 2 representantes por paróquia/curato/reitoria; Comunidades religiosas (um representante de cada casa); Seminaristas da Teologia, Seminaristas da Filosofia.