Barco Hospital Papa Francisco está próximo de Belém

14/06/2019 às 09h57

O Barco Hospital “Papa Francisco” está entre São Luís, no Maranhão, e Belém, no Pará. Na última terça (11), ele partiu de Fortaleza, no Ceará, local onde estava sendo preparado, rumo à região amazônica. A saída foi transmitida ao vivo pela página da Associação e Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus, responsável pelo projeto. A embarcação fará paradas em Belém e Santarém, no Pará, antes da chegada a cidade de Óbidos, também no Pará, escolhida como sede.

No dia 16 de junho o barco deve chegar a Belém, onde permanecerá por três dias para ser abastecido com diesel e receber alguns ajustes. Construída para trafegar no rio, a embarcação sofreu alterações para fazer o percurso inicial pelo mar. Em Belém, ela será reajustada para iniciar o caminho pelo rio. Lá também será feita a troca da tripulação e a entrada da Escolta Armada.

A chegada a Santarém está programada para o dia 26, onde será entregue a documentação e o licenciamento, semelhante ao dos carros. Também será feita a Prova de Rio (Marinha), os testes finais, a manutenção geral no navio e o treinamento da tripulação.

No dia 7 de julho, a embarcação deve chegar a Óbidos, onde haverá a entrega das chaves e a instalação dos demais equipamentos hospitalares. O navio será abastecido com todos os suprimentos necessários e receberá os primeiros voluntários para dar início às expedições. A inauguração oficial do Barco Hospital Papa Francisco será realizada em Belém, no Pará, no dia 17 de agosto.

Além das 10 vagas reservadas para a tripulação fixa - cozinheiros, marinheiros etc.-, o barco possui 20 lugares para a equipe médica voluntária. Os profissionais da saúde do sudeste que tiverem interesse em se cadastrar podem entrar em contato com a Associação e Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus pelo telefone (17) 3283-9070 ou pelo WhatsApp (17) 981571414. Os atendimentos com os voluntários do sudeste começarão a partir de agosto, com expedições programadas para saírem pelo menos uma vez por mês.

 

Saúde

Atualmente, a Associação e Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus atua em dois hospitais na Região de Óbidos. Com o barco será possível atender ao longo do ano cerca de 1000 comunidades ribeirinhas e realizar exames como raio-X, ultrasom, eco, mamógrafo, esteira ergométrica e eletro.

"O atendimento na Região por causa da distância e da logística é sempre de difícil acesso. Principalmente as comunidades Ribeirinhas que ficam ao longo das margens dos Rios e que todo ano sofre com a cheia e a vazante do Rio. Lembrando como diz a música esse Rio é minha Rua. O único jeito de chegar é pelo rio", explica o religioso da Fraternidade responsável pelo Barco Hospital na Diocese de Óbidos, Frei Joel Souza.

 

Foto: Associação e Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus

 


Voltar

Confira também: