Paróquias e comunidades da arquidiocese celebraram a festa de Santo Antônio, nesta quinta-feira (13). Em Teixeiras (MG), na Região Leste, a paróquia encerrou a trezena de seu padroeiro com uma missa presidida pelo administrador paroquial, padre Francisco Maria de Castro Moreira, na praça em frente à Igreja Matriz.
Após a celebração foi realizada uma procissão com a imagem de Santo Antônio, seguida da bênção dos pães e adoração ao Santíssimo. Durante a procissão foi possível observar a devoção dos habitantes da cidade pelo santo padroeiro, com suas residências ornamentadas aguardando a passagem da imagem.
Padre Francisco, que está atuando na paróquia há cinco meses, deixou uma mensagem de agradecimento comunidade. “Tenho presenciado um milagre de Deus agindo nas pessoas e levando-as a um grande envolvimento e comprometimento. Todas as coisas acontecendo com tanto brilho e beleza da fé. Com a minha presença limitada, mas os leigos abraçaram pra valer a causa e os eventos vem acontecendo com a participação de todos”, disse o padre.
Leia a mensagem de padre Francisco na íntegra.
Ouro Branco
Em Ouro Branco, a Paróquia Santo Antônio, também celebrou a festa de seu padroeiro. Neste ano, a trezena teve como O “Santo Antônio, servidor da Palavra de Deus na transformação Missionária eclesial ” e contou com a presença dos movimentos, pastorais, comunidades e outras paróquias da cidade, além dos padres e diáconos pregadores.
No dia festivo em honra ao padroeiro, Santo Antônio, a comunidade amanheceu com uma alvorada com a Corporação Musical Santo Antônio e repique dos sinos. A tarde foi realizado um leilão de prendas e bezerros doados pela comunidade. A noite, a comunidade participou da procissão e da missa presidida pelo arcebispo de Mariana, Dom Airton José dos Santos. Ao final da celebração o pároco, padre José Gilvan agradeceu a todos os voluntários pelo empenho para realização da festa.
Ao longo da trezena, os fiéis puderam acompanhar uma exposição retratando a histórias e os festejos da paróquia, denominada Memorial Paróquia de Santo Antônio.
Senhora dos Remédios
A Comunidade de Vitorinos, em Senhora dos Remédios, na Região Sul, celebrou a primeira Trezena de Santo Antônio refletindo o tema: “Aprendendo com as virtudes de Santo Antônio.” Na ocasião, também, foi realizado o 11° Festival Cultural do Angu à Baiana e o 3º Encontro de Carros de Boi. Durante a trezena o pároco, padre Werques Rodrigues, contou com o apoio e a colaboração de padres da arquidiocese.
No dia festivo, a missa campal foi presidida pelo diretor da dimensão humano afetiva do Seminário São José de Mariana, padre Mauro Lúcio de Carvalho, e concelebrada pelos padres João Rosa e Werques Ribeiro.
Na homilia padre Mauro ressaltou que “Santo Antônio pregou a palavra de Deus com a vida e viveu a pobreza evangélica, o desapego, o despojamento seguindo Jesus Cristo e transformando a sua vida em Evangelho vivo. Santo Antônio pregou o Evangelho da verdade vivendo fielmente a obediência a Palavra. Como discípulos missionários se queremos seguir Jesus vivendo uma vida Cristã devemos nos apaixonar pela palavra de Deus, conhecer, viver e praticar pregando a palavra de Deus com a vida. Não são os ritos que salvam, mas a vivência da palavra de Deus.” Padre Werques agradeceu a presença das comunidades, pastorais, movimentos e os visitantes que participaram da trezena.
Colaborou: Pastoral da Comunicação