Mariana celebra os 160 anos de monsenhor Horta

21/06/2019 às 11h39

Os 160 anos do nascimento de monsenhor José Silvério Horta foram lembrados pela comunidade marianense na manhã desta quinta-feira (20), dia de Corpus Christi. Uma missa presidida pelo vigário geral da arquidiocese, monsenhor Luiz Antônio Reis Costa, seguida da recitação do terço junto ao jazigo de Monsenhor Horta fizeram parte da programação

Na homilia, considerando a providencial coincidência que uniu o natalício de monsenhor Horta e a Solenidade de Corpus Christi, monsenhor Luiz Antônio ressaltou a vida desse Servo de Deus como uma vida verdadeiramente eucarística que, a exemplo de Cristo, consumiu-se no serviço e no amor ao próximo.

Monsenhor Horta nasceu aos 20 de junho de 1859 na Fazenda Monte Alegre (hoje município de Barra Longa). Destacou-se como um sacerdote profundamente dedicado aos mais pobres e reverenciado por suas virtudes evangélicas. Diariamente era procurado por numerosas pessoas desejosas de receber sua bênção, considerada pelo povo como milagrosa. Apesar de toda a popularidade obtida, Monsenhor Horta conservou uma conduta humilde e caridosa até a sua morte, ocorrida aos 30 de março de 1933. Desde então, a sua sepultura situada no cemitério da igreja das Mercês, em Mariana, é continuamente visitada por inúmeros devotos.

Processo de Beatificação

O processo de beatificação e canonização de monsenhor Horta foi introduzido em sua fase diocesana no dia 27 de março de 2010, logo após a Missa do Crisma. Atualmente, a Arquidiocese está concluindo a tomada dos depoimentos que serão incluídos junto aos documentos que encerram a fase diocesana.

Oração pela beatificação de Monsenhor Horta

Ó Jesus, sumo e eterno sacerdote, que Vos dignastes elevar à dignidade sacerdotal, aqui na terra, o Vosso fiel servo Monsenhor Horta, e lhe concedestes a graça de ser o pregoeiro da Vossa bondade, glorificador devoto da Vossa Mãe Santíssima e modelo luminoso de caridade, de humildade e demais virtudes, dignai-Vos, agora, por Vossa benevolência, fazer conhecer Vossos desígnios a seu respeito concedendo-me, por sua intercessão, a graça... que Vos peço. Amém.

Pai Nosso, Ave-Maria e Glória ao Pai.

 

Colaborou: Irmandade Nossa Senhora das Mercês Mariana

 


Voltar

Confira também: