Dedicação e serviço: os bastidores do Congresso Arquidiocesano da Pastoral Familiar

23/06/2019 às 10h31

Ocupados na cozinha, limpando os locais utilizados, cuidando da ornamentação e da acolhida, um grupo de cerca de 70 pessoas torna real o V Congresso Arquidiocesano da Pastoral Familiar, em Piranga. Desde quinta-feira os voluntários preparam o evento, que encerra neste domingo (23).

São os membros do Encontro de Casais com Cristo (ECC) da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, de Piranga, que tem a missão de ajudar no serviço da Igreja. “Em todos os eventos das pastorais que a igreja tem, o ECC está ali ajudando a movimentar. É a função do ECC: serviço. Todos aqui vão concordar comigo: é cansativo, mas muito prazeroso”, diz Vanusa Maria do Carmo de Oliveira.

Deixando as panelas de lado por alguns minutos, Maria da Consolação diz que faz tudo por amor. “Isso é uma coisa que eu gosto de fazer, faço porque gosto e amo o que faço”. Assim como ela, Francisco José Araújo e sua esposa, Enézia Ana de Freitas Araújo, encarregados da limpeza neste evento, também oferecem o próprio esforço como forma de servir ao irmão.

“É um aprendizado muito bom porque iguala as pessoas. Nunca escolhemos serviço, o que vier, todo mundo faz. E é a melhor coisa. Eu não acho ruim a limpeza, pra mim engrandece a pessoa. O trabalho não nos diminui, mas nos aumenta [porque estamos servindo ao outro]”, opina.

São oito grupos de trabalho, que incluem: café (8 casais), cozinha (7 casais), limpeza (5 casais), secretaria (2 casais), acolhida (6 casais), hospedagem (2 casais), ornamentação (5 casais) e bem estar (2 casais). Este último é formado por enfermeiras que estão de prontidão para ajudar os participantes.

 

Grupo de apoio

Além da ECC, há também a equipe arquidiocesana da Pastoral Familiar, composta por 16 casais, que ajudam no que for preciso durante o evento.

“Eu tenho amor a Pastoral Familiar e a gente ama o que faz, temos muita dedicação. Trabalhar com família é muito importante porque ‘ai de mim se eu não anunciar o Evangelho’. Esse lema do congresso trazemos para o nosso dia a dia. Ajudar a realizar esse congresso soma o nosso trabalho de mudar a vida dos casais”, diz Lea Maria Costa Santos, integrante da Pastoral Familiar junto com seu marido, Oswaldo dos Santos Filho, há 15 anos. Atualmente eles são o casal coordenador do Regional Mariana Leste.


Voltar

Confira também: