Região Oeste realiza encontro de CEBs

26/06/2019 às 09h05

A Região Pastoral Mariana Oeste realizou o seu encontro regional das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) na cidade de São Brás do Suaçuí, no último sábado (22). O encontro reuniu 46 particpantes, trabalhou o tema “Os desafios da Igreja em saída, em busca de vida plena para todos” e foi assessorado pelo coordenador arquidiocesano das CEBs, José Euzébio de Oliveira, pelo pároco anfitrião, padre Tiago José Gomes, e  a  teóloga, Zilda Helena de Conselheiro Lafaiete.

José Euzébio trabalhou com os participantes a cartilha das Comunidades Eclesiais de Base da arquidiocese e enfatizou a importância das CEBs nos trabalhos pastorais da Igreja e na sociedade. “As Cebs não é um grupo separado na Igrejas. Elas precisam caminhar em sintonia com todas as pastorais e movimentos, animando as comunidades e conscientizando a todos sobre o compromisso de batizados. Temos que estar sempre na luta, para que todos tenham vida plena. Para isso, temos que vencer os desafios do dia a dia, o comodismo, o apego, o egoísmo e a ganância”, disse.

Segundo José Euzébio, ser comunidade de base é estar unidos. “É sofrer com o irmão que sofre. É alegrar-se com quem se alegra e chorar com os que choram. Ser comunidade de base é espelhar-se nas comunidades dos Atos dos apóstolos. É saber partilhar, não partilhar apenas bens materiais, mas também partilhar os dons que Deus nos dá e colocá-los a serviço de todos. Ser comunidade de base é lutar pelas políticas públicas, pelo bem de todos. É estar sempre em defesa da vida e dos direitos dos pobres, dos marginalizados”, ressaltou.

No próximo dia 29 de junho a Região Pastoral Mariana Leste estará realizando o seu encontro regional na cidade de Urucânia. No dia 13 de julho a Região Centro realizará o seu encontro em Piranga. 

 


Voltar

Confira também: