Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB) esteve reunido de 20 a 24 de junho, na arquidiocese de Cuiabá (MT), no 7º Encontro Nacional do Laicato do Brasil. O encontro teve como tema: “Cristãos Leigos e Leigas na Igreja e na Sociedade: um novo olhar e um novo agir” e como inspiração bíblica: “Eu vi, ouvi e desci”, Ex. 3, 7-8.
O encontro reuniu aproximadamente 400 delegados e representantes dos 18 Regionais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), como também das organizações filiadas. A arquidiocese de Mariana foi representada pela presidente do Conselho Arquidiocesano do Laicato (CLAM), Sônia Barbosa. Leci Nascimento, da cidade de Carandaí, que é presidente do Conselho do Laicato do Regional Leste 2 da CNBB, também participou do encontro.
Dentro da programação do 7º Encontro também foi realizada a 38ª Assembleia Geral Ordinária (AGO) do CNLB, onde foi eleita a nova presidência do Conselho para o quadriênio (2019-2023). A nova presidente é Sónia Gomes, da Arquidiocese de Montes Claros
Para Sônia Barbosa o encontro foi muito bom. “Cada encontro é um passo importante no nosso crescimento e fortalecimento do CLAM. Os momentos celebrativos, os temas abordados, os grupos de trabalhos ajudaram-me a repensar a minha caminhada e o minha missão diante do chamado de um Deus que se sensibiliza com o clamor do seu povo e age vindo em seu socorro”, disse.
Leci Nascimento afirmou que é sempre prazerosos participar deste encontro. “Para mim participar do Encontro Nacional e da 38ª Assembleia do Laicato foi mais uma das experiências que agradeço e louvo a Deus pela sua bondade e a oportunidade que me foi concedida enquanto Presidente do CNLB/Regional Leste II. Num tempo de grandes polarizações tanto no interno da Igreja como na sociedade é fundamental refletirmos sobre quais gritos somos capazes de ouvir, quem grita e com quem gritamos? É óbvio que as reflexões, oficinas, místicas, nos ajudaram a ter um novo olhar para um novo agir. Um novo agir, que não é fazer coisas novas. Mas “fazer novas todas as coisas”. Temos os meios, precisamos ser de verdade protagonistas, profetas missionários. Saio deste encontro com a alegria de perceber que Jesus continua nos chamando e contando conosco na construção desta sociedade mais justa, menos excludente, onde todos tenham vida com dignidade”, disse.
Histórico
O 1º Encontro Nacional de Leigos aconteceu em 1987 por ocasião da preparação do Sínodo dos Bispos realizado no mesmo ano, no Vaticano, para aprofundar a temática dos leigos e leigas na Igreja.
O CNLB é um organismo de articulação, organização e representação dos cristãos leigos e leigas, “que busca integrar os leigos e leigas dos movimentos, das pastorais, daqueles que vivem sua vida comunitária numa paróquia ou comunidade, e dos que vivem sua fé cristã inseridos nas atividades da sociedade”.
Com informações da CNBB