Dimensão Sociopolítica da Região Centro elege coordenação regional

02/07/2019 às 13h19

Em assembleia, no último sábado (29), a Dimensão Sociopolítica da Região Centro reelegeu o padre Anselmo José dos Santos, pároco da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, de Brás Pires, como assessor religioso. Tarcísio e Antônio Maria foram eleitos representantes leigos do regional para a coordenação arquidiocesana. 

Também foram escolhidos os representantes dos grupos e pastorais: José Euzébio representará as Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), Maria Angélica representará os Vicentinos e Doraci representará a Pastoral da Sobriedade. O setor Piranga será coordenado por José Maria e Antônio Maria, o setor Rio Espera por Luciléia e Celso e o setor Brás Pires por Tarcísio e Durval.

A Assembleia foi assessorada pelo coordenador da Dimensão Sociopolítica, padre Marcelo Santiago, que abordou a história da Dimensão Sociopolítica na Arquidiocese de Mariana e o compromisso com os pobres. Participaram cerca de 25 pessoas.

 

Assembleia Arquidiocesana

A assembleia arquidiocesana da Dimensão Sociopolítica será realizada de 5 a 7 de julho na Casa de Encontros Cardeal Cardjin, em Conselheiro Lafaiete. Faz parte da pauta a apresentação da síntese das assembleias regionais, o Fórum Social Pela Vida e palestras baseadas no método ver, julgar e agir. Leia a carta convocatória.

Confira a programação:

 

05/07/2019 – Sexta-feira 

18h – Acolhida/credenciamento

18h30 – Jantar

19h - Apresentação/Oração inicial/Mística do Cuidado

20h – Banho e descanso para os delegados da Assembleia

20h – Reunião da Comissão Permanente do Fórum Social pela Vida

 

06/07/2019 – Sábado

7h – Acordar

7h30min – Café

08h - Oração da manhã/Mística do Cuidado

08h30 – Apresentação e aprovação da pauta

08h30min a 10h: VER – “A dimensão sociopolítica nas regiões pastorais da Arquidiocese de Mariana e o compromisso com os pobres”. Apresentação da síntese das assembleias de cada Região Pastoral  Quais são os rostos de pobres em nosso regional? Como está o nosso serviço em relação a eles? O que fazer, concretamente, para avançar nesse processo de priorizar, em nossa ação evangelizadora e pastoral, os pobres?  Quais pastorais, organismos e movimentos populares e sociais temos organizados em nosso regional? Como podemos fortalecê-los? Que outras iniciativas pastorais precisamos desenvolver?  O que fazer para que cada paróquia tenha organizada uma equipe (grupo/coordenação) da dimensão sociopolítica e invista nas pastorais sociais?  Que sugestões apresentam para a composição da coordenação regional da dimensão sociopolítica: pessoas; pastorais e movimentos populares e sociais que devem fazer parte; calendário/agenda de reuniões e outros.  Apresentação das prioridades regionais.

10h15min - Cafezinho

10h30min a 12h30min – 7º Fórum Social pela Vida  Apresentação do histórico do Fórum Social Pela Vida e aprofundamento da Metodologia a partir de sua sexta edição;  Apresentação do trabalho da Comissão de Articulação do Fórum Social Pela Vida (2015 a 2018) e um resumo em vídeo.  Apresentação das propostas populares do Fórum Social (informativo), promover uma leitura dinâmica e uma rápida avaliação sobre o mesmo.  Informes sobre o 7º Fórum Social pela Vida.

12h30min - Almoço

13h30min - JULGAR: “A Dimensão Social da Evangelização na Arquidiocese de Mariana e as novas Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAEs 2019-2013)”

15h – AGIR - “Fórum Social pela Vida: uma forma de seguir Jesus” Atividade em grupo a partir dos Eixos Temáticos do Fórum Social pela Vida e das prioridades pastorais arquidiocesanas Juventude/Pobreza/Família  Grupo 1 - Eixo temático: Estado do Bem Viver  Grupo 2 - Eixo Temático: Saúde e Segurança Alimentar  Grupo 3 - Eixo Temático: Justiça Restaurativa  Grupo 4 - Eixo Temático: Água, Minério e Energia para a Soberania  Grupo 5 - Eixo Temático: Dignidade Humana  Grupo 6 – Prioridade Pobreza  Grupo 7 – Prioridade Juventude  Grupo 8 – Prioridade Família

17h – Cafezinho

17h15min a 18h30min – Plenário

18h30min – Jantar

19h – Banho

20h a 22h – Noite cultural

 

07/07/2019 – Domingo

7h – Acordar

7h30min – Café

8h – Oração da manhã/Mística do Cuidado

8h30min a 9h30min - AGIR – Síntese do plenário/votação das prioridades arquidiocesanas/encaminhamentos em relação ao 7º Fórum Social pela Vida

9h30min a 10h30min - Composição da nova coordenação arquidiocesana da dimensão sociopolítica

10h30min- Cafezinho

10h45min – Fila do Povo

11h – Celebração e envio

12h – Encerramento

12h30min – Almoço

 


Voltar

Confira também: