O Barco Hospital Papa Francisco chegou a cidade Óbitos (PA), na tarde do sábado (6). A embarcação aportou próxima às Docas, onde também está situado o Escritório Administrativo do Projeto, e foi recebida pelo bispo diocesano de Óbidos, Dom Frei Bernardo Bahlmann, OFM, pelo Prefeito Municipal de Óbidos, Francisco Alfaia, além de sacerdotes, religiosos, e pessoas da cidade. O Barco Hospital levava a imagem da padroeira da Diocese, Sant'Ana, que foi recebida com festa. Uma missa em ação de graças foi celebrada no início da noite, na orla da cidade, seguida da cerimônia com a entrega das chaves. No domingo (07), a embarcação partiu em direção à cidade de Juruti (PA).
A Celebração Eucarística foi presidida por Dom Bernardo Bahlmann e concelebrada por vários sacerdotes. Na homilia, o bispo recordou a trajetória desde o encontro do Papa Francisco com o Superior da Fraternidade São Francisco na Providência de Deus, responsável pelo projeto, Frei Francisco Belotti, na Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro (RJ), em 2013, até o encontro e visita de Frei Francisco à Óbidos e os primeiros passos na idealização e concretização do Projeto do Navio Hospitalar Papa Francisco, batizado com o nome do Pontífice que o inspirou.
Ao falar dos atendimentos na embarcação hospitalar, o Superior da Fraternidade destacou que “a mão que entrega o medicamento, será mais importante que o medicamento. O Barco Hospital Papa Francisco vem para fazer a diferença na vida das pessoas, agir na vida das pessoas, como Jesus”. O Barco-Hospital vai contar com equipe de saúde composta por religiosas de várias congregações, entre elas as Pequenas Missionárias de Maria Imaculada, que estarão à serviço, com duas consagradas enfermeiras e uma contadora.
Madre Sandra Notolini, Superiora Geral da Congregação das Pequenas Missionárias de Maria Imaculada, ressalta que “a expectativa é de poder viver como Cristo, servir como Cristo, ajudar essa gente, mas, mais do que isso, conviver, compartilhar, amar, poder cuidar do corpo, da alma, estarmos juntos, porque afinal de contas, somos todos irmãos. Esta é a expectativa: poder estar no Barco Papa Francisco, compartilhar o que a gente sabe, mas também aprender muito com a gente tão boa da Amazônia”.
Juruti
Em Juruti, também houve a cerimônia de entrega das chaves. As cidades de Óbidos e Juruti contam com a presença dos religiosos franciscanos na Providência de Deus, que trabalham respectivamente nos hospitais Santa Casa de Misericórdia e 9 de abril, que serão também hospitais de retaguarda do Barco-Hospital Papa Francisco.
Ao final da missa no local, Frei Francisco Belotti, disse esperar que ninguém precise do Barco-Hospital, "mas se precisarem, ele estará lá para prestar o serviço de atendimento médico qualificado, para dar dignidade à população". O sacerdote franciscano na providência de Deus e responsável pelo Barco-Hospital Papa Francisco, Frei Joel Souza, destacou que o momento é histórico para a região, sobretudo em vista da necessidade das populações locais. "Ver esse sonho tornar-se realidade é um sinal perceptível da mão de Deus", disse, reconhecendo o projeto como uma oportunidade única para servir a Deus.
Com informações e fotos da Diocese de Óbidos