As Novas Diretrizes Gerais

11/07/2019 às 11h46

As Novas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil para o próximo quadriênio (2019 a 2023), foram aprovadas na 57ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, entre os dias 1°. a 10 de maio passado, em Aparecida (SP).

O texto das Novas Diretrizes Gerais, apresenta um novo chamado de retorno às fontes para olhar a experiência da Igreja em seus primórdios e, inspirados por ela, formar, no ambiente e na realidade urbana, comunidades eclesiais missionárias.

As Novas Diretrizes, apresentam a Igreja como uma casa que acolhe e que está assentada sobre quatro pilares: a) A Palavra de Deus e a iniciação à vida cristã; b) O Pão que remete à liturgia e à espiritualidade, sobretudo à Eucaristia; c) A Caridade que lembra o acolhimento fraterno e o cuidado com as pessoas, particularmente as mais frágeis, excluídas e invisíveis; d) A Missão que recorda a natureza missionária da Igreja conduzindo os seus membros a fazerem a experiência do encontro com Deus, consigo mesmo e com os outros, fortalecendo a dinâmica do testemunho.

Apontam, ainda, para o avanço no compromisso de anunciar o Evangelho e testemunhar os valores do Reino de Deus. Neste contexto, está presente o compromisso profético-transformador caracterizado pela denuncia de tudo o que causa a morte e o distanciamento de Deus e o anuncio da Boa Nova do Reino, em Jesus Cristo, nosso Senhor.

Assim, as Paróquias com suas Comunidades, considerando a realidade urbana mais como mentalidade e cultura, são chamadas, segundo o que propõe as Novas Diretrizes, a serem luzeiros no mundo, em qualquer circunstância e lugar: no Campo e na cidade, no condomínio, no trabalho, na escola, na Rua, na Praça, nas obras sociais, nos relacionamentos com todas as pessoas, nas situações que envolvem o dia a dia dos que mais sofrem, etc.

Todas as Igrejas Particulares, com suas iniciativas pastorais, organismos, instituições e todas as forças vivas, devem acolher e implementar as Novas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil.

Que elas inspirem nossos planos de ação evangelizadora, nossa vida eclesial e nossa disponibilidade para a missão, nos ajudando a alargar o horizonte da presença e do testemunho de todos nós nas circunstâncias e ambientes de nossa querida Arquidiocese de Mariana.

 

Dom Airton José dos Santos
Arcebispo Metropolitano de Mariana

 

 

 

 

 

 


Voltar

Confira também: