"Cada casa, cada celebração, cada coração visitado fez animar em nós a alegria de servir a Deus e de ser Igreja missionária cumprindo a missão de batizados", é o que relata o seminarista Emanuel Tadeu, do 2° ano de Teologia, sobre a experiência missionária realizada na cidade de Ouro Branco, de 30 de junho a 6 de julho. Seminaristas das Casas da Filosofia e Teologia participaram das missões nas quatro paróquias da cidade.
Emanuel avalia a semana como um período de bastante aprendizado, tanto para seminaristas quanto para os agentes pastorais das comunidades visitadas. "Houve muitos desafios, mas maior ainda foi a alegria de estarmos juntos trabalhando pela concretização do Reino de Deus entre nós".
Para David Patriste, do 1° ano de Filosofia, a semana permitiu sentir o cuidado e o amor de Deus. "Nas casas em que passei, percebi uma grande recepção. A paróquia Divino Espírito Santo é marcada pela união e pela acolhida dos missionários, o pároco também é muito acolhedor. Tudo isso possibilitou o bom desempenho da missão”, pontua.
Geovane Macedo, do 2° ano de Teologia, considera a experiência como uma missão sem receita pronta e, por isso, "construída pela ação do Espírito Santo, que sensibilizou as famílias: coordenadores de pastorais e movimentos; leigos e leigas engajados; padres, diácono e seminaristas. Durante toda a semana, fomos enviados em duplas para visitar as casas dos bairros Inconfidentes e Pioneiros. Além de tudo isso, em todos os momentos, a alegria da convivência tocou o coração de cada um de modo a estabelecer laços de amizade, nos dando ânimo e vigor no caminho vocacional, contribuindo para confirmar nosso chamado desse Deus que nos chama sempre para estarmos com Ele, cuidando de nós mesmos e dos outros”.
Carlos Chaves, do 1° ano de Filosofia define como gratidão o sentimento após o término da missão. “Aprendi muito com cada pessoa, mais especificamente na comunidade onde fiquei, Carreiras, pertencente à paróquia São José. Ter tempo para escutar o povo santo de Deus foi de suma importância para conhecer a realidade e acolher sugestões para a construção de uma comunidade calcada na fé e no amor. Nestas perspectivas de escuta e partilha, percebi o quão maravilhoso é ter a rica oportunidade de se inserir no meio do povo, em sua realidade, e poder contribuir de alguma forma para este mesmo povo levando,desse modo, a Boa Nova de Cristo a todos: crianças, jovens e idosos”, afirma.
Marcada por visitas às famílias e aos enfermos, momentos celebrativos, dinâmicas, encontros com os movimentos pastorais e juvenis das paróquias, a semana missionária é realizada todos os anos pelo seminário, com o intuito de fomentar a missionareidade nos seminaristas, além de animar a essência missionária que já existe em cada paróquia.
Colaboração: Comise
Foto: Luiz Cláudio M. do Valle - Paróquia Sagrada Família