Região Centro realiza encontro das CEBs

15/07/2019 às 09h31

A Região Mariana Centro realizou, no último sábado (13), o Encontro Regional das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs). As sete paróquias da região estiveram representadas na formação, que foi assessorada pelo coordenador leigo arquidiocesano das CEBs, José Euzébio de Oliveira.

Os participantes estudaram a Cartilha Arquidiocesana das CEBs e refletiram o tema do Encontro Arquidiocesano, que será realizado em agosto, “Os desafios da Igreja em saída, em busca de vida plena para todos”. A encíclica do Papa Francisco, Evangelii Gaudium também fez parte da discussão.

“Também refletimos sobre os desafios enfrentados hoje pelas Comunidades Eclesiais de Base, sendo apontada a falta de compromisso dos nossos fiéis, quando as pessoas preferem assistir as redes católicas de televisão, a participar dos pequenos grupos, como os grupos de reflexão, e também a criação de vários movimentos na própria igreja”, explica José Euzébio.

Ele aponta que apesar das dificuldades, foi destacada que os membros da CEBs não podem desanimar. “Temos que levar a missão das CEBs adiante, ser fermento na massa, animadores das nossas comunidades”, ressalta.

José Euzébio dá pistas de como assumir esta responsabilidade: Se a tecnologia é um desafio a ser enfrentado pelas CEBs, temos que adaptá-la a nosso favor, usar em beneficio dos nossos trabalhos, transformá-la em fonte de evangelização. As redes sociais, às vezes, oferecem coisas contrárias aos princípios evangélicos, mas se soubermos usá-las, encontraremos muitas coisas boas, que podem transformar nossas comunidades. Se o mundo avança com a tecnologia, nós não podemos ficar atrasados em relação a elas”, expõe.

 

Encontros Regionais

A região centro foi a quarta região a realizar o seu encontro. A primeira foi a Região Sul, no dia 8 de junho, a segunda foi a Região Oeste, no dia 22 de junho, e a terceira foi a Região Leste no dia 29 de junho. A Região Norte será a próxima, ainda sem data agendada.

 

Colaboração e fotos: José Euzébio

 


Voltar

Confira também: