Paróquia de Teixeiras recebe formação sobre PAEJU

15/07/2019 às 11h21

Jovens e coordenadores de pastorais e movimentos da Paróquia Santo Antônio, de Teixeiras, se reuniram, no último sábado (13), para estudar o Projeto Arquidiocesano de Evangelização da Juventude (PAEJU). O grupo foi orientado pelo Vigário da Paróquia Santa Rita de Cássia, de Viçosa, padre Daniel Júnior dos Santos e por duas integrantes da Equipe Visitadora do PAEJU da Forania de Viçosa: Amanda, da Paróquia São João Batista, e Louani, da Paróquia de Nossa Senhora do Rosário de Fátima.

A reunião teve como objetivo orientar os participantes sobre as diretrizes que compõe o PAEJU e contribuir para que os jovens possam ter voz e ser voz na família e na Igreja. "Foi um momento muito rico de encontro, reflexão e percepção da realidade paroquial por parte dos agentes de pastoral e dos jovens presentes. Todos se mostraram muito empenhados e desejoso de um trabalho mais eficaz não só em relação a juventude, mas às demais pastorais e movimentos na própria paróquia”, relata padre Daniel.

Após estudarem a primeira parte do PAEJU, os participantes foram divididos em cinco grupos para responder três questões. A primeira, identificar se na paróquia e/ou a comunidade tinha alguma política ou preocupação com sua juventude. A segunda questão se referia a identificação dos problemas que impedem a comunicação entre a Igreja e o jovem. E, por fim, a terceira pergunta se referia a apresentação de soluções aos problemas identificados.

As colocações feitas referem-se a ausência dos jovens na Igreja e ao desejo de todos de contribuir para que essa situação mude futuramente. Padre Daniel finalizou elencando pontos comuns relatados pelos grupos, ressaltando que a partir das ações é possível alcançar o objetivo proposto no PAEJU, "uma delas é ouvir os jovens e falar a linguagem deles", lembrou. Ele sugeriu que as conclusões fossem levadas ao Conselho Pastoral Paroquial (CPP), a fim de que efetue ações dentro da realidade da paróquia.

 

Com informações e fotos da Pascom da Paróquia Santo Antônio,Teixeiras/MG, e Higo Cupertino.


Voltar

Confira também: