A Paróquia Nossa Senhora da Conceição, de Senador Firmino, vivenciou de 6 a 14 de julho as Santas Missões Populares, conduzidas pelos missionários do Instituto do Verbo Encarnado e das Servidoras do Senhor e da Virgem de Matará. A atividade abriu as comemorações dos 150 anos da construção do Santuário.
Senador Fimino acolheu padres, seminaristas, noviços e a madre com suas noviças. Missas, confissões, teatros, visitas às famílias, às escolas, aos enfermos, as repartições públicas, às comunidades, brincadeiras com as crianças, encontro com os coroinhas e com os jovens fizeram parte da missão. "Foram dias de graça, nossa cidade toda foi envolvida por tamanha alegria que vêm unicamente do Senhor", afirma o Seminarista Wesley Pires dos Santos, seminarista do 2º ano de Teologia, natural da cidade.
Em todos os dias da missão, as atividades iniciavam às 7h com a procissão e oração do terço pelas ruas da cidade, seguida da primeira missa do dia com a oração das Laudes. À tarde os missionários faziam uma pausa para Adoração ao Santíssimo Sacramento às 15h e rezavam às Vésperas. Na parte da noite, havia procissões que saíam da comunidade que estava sendo visitada e, em seguida, a missa no Santuário. A programação continuava com danças e teatro no adro do Santuário.
"Foram dias que, de fato, comoveram toda a cidade de Senador Firmino. Tudo isso para relembrarmos que nesta terra a evangelização também chegou através de missionários, como Padre Pedro Ayme, que se empenharam, deixando suas famílias para anunciar a Boa Nova do Reino em terras longínquas. Nosso querido pároco, padre Luciano da Silva Roberto, também querendo cuidar da fé do nosso povo e os incentivar cada vez mais nesta caminhada de seguimento a Jesus Cristo, convidou os missionários da Congregação do Verbo Encarnado para, através deste belo trabalho, reacender em cada cristão a fé, tornando-os cada vez mais católicos autênticos", diz o seminarista.
Wesley acrescenta que foi por meio da ideia do padre Jacinto Trombert, de trazer missionários para os primeiros Jubileus, que Conceição do Turvo — nome da cidade quando ainda era distrito de Piranga e, posteriormente, Ubá — recebia grande número de fiéis. "Por isso houve a necessidade da construção deste santuário. Com isso, grande número de fiéis todos os anos acorrem a este lugar para subtrair as abundantes graças concedidas do Céu", explica.
Colaboração e fotos: Seminarista Wesley