Dom Airton preside missa em honra a Nossa Senhora do Carmo, padroeira de Mariana

16/07/2019 às 16h34

“Que hoje a festa de Nossa Senhora do Carmo nos ajude a sermos parecidos com ela. Atentos à Palavra de Deus, solícitos na caridade para com todos, corajosos para vivermos, mesmo no sofrimento e nas grandes tribulações, a confiança em Deus acima de tudo”, disse o arcebispo de Mariana, Dom Airton José dos Santos, na homilia da missa celebrada na manhã desta terça-feira (16), no Santuário de Nossa Senhora do Carmo, em Mariana. A celebração reuniu fiéis e autoridades para a celebração do aniversário da cidade e do Dia de Minas, data em que Mariana volta a ser capital do estado de Minas Gerais.

Refletindo o Evangelho do dia, Dom Airton reforçou que os cristãos precisam assumir a identidade de irmãos, pois pertencem a uma grande família, a de Deus. “Se um membro sofre, todo corpo sofre. Se um membro se alegra, todo o corpo se alegra. Dentro de casa, quando um filho faz aniversário, os pais ficam tristes? Os irmãos ficam tristes? Se alguém fica triste com a felicidade do outro é porque essa pessoa tem um problema. Não podemos ficar tristes com a felicidade dos outros. Aliás, devemos contribuir para que todos sejam felizes, mesmo que para isso nós tenhamos que gastar um pouco mais a nossa própria existência, dedicar tempo, dedicar a nossa felicidade para que os outros sejam felizes”, exortou.

O arcebispo convidou aos presentes a contemplar o exemplo de Nossa Senhora, que se entregou totalmente a Deus na noite em que o anjo Gabriel a visitou. Ele também pediu para que, neste dia de festa, os fiéis pudessem ser irmãos, próximos das pessoas. “Nós temos que quebrar todas as barreiras para construirmos as pontes entre nós, entre as pessoas que vivem nesse tempo, às vezes atribuladas, às vezes massacradas, mas às vezes também fortalecidas pela presença amiga e generosa de tantas pessoas”, expôs.

"Nossa Senhora do Carmo, Mãe de Deus e Mãe de todos nós, nos ajude a sermos simples, humildes, altivos filhos e filhas de Deus", disse Dom Airton, reforçando que as pessoas não são qualquer coisa jogada no mundo. "Somos homens e mulheres que vivemos os desafios próprios do tempo, mas na esperança, na felicidade completa do reino eterno que Deus prepara para todos nós”, finalizou.

Veja mais fotos aqui


Voltar

Confira também: