Jovens das foranias da Arquidiocese se reúnem pela primeira vez

23/07/2019 às 17h00

Equipe Arquidiocesana de Animação Juvenil. Este é o nome do grupo criado para aproximar as diferentes expressões juvenis que compõem os 79 municípios da Arquidiocese. No último sábado (20), 15 das 17 foranias arquidiocesanas foram representadas na primeira reunião realizada com o Coordenador Arquidiocesano de Pastoral, padre Edmar José da Silva, em Mariana. O objetivo era promover um encontro com os jovens representantes e estudar o capítulo IV e VII da Exortação Apotólica Christus Vivit.

“Foi uma reunião muito proveitosa. Percebi motivação e alegria dos  jovens para com a proposta de se integrar melhor as expressões juvenis presentes na Arquidiocese de Mariana”, afirma padre Edmar. Ele destaca que os jovens escolhidos nas foranias – e que formam agora a Equipe – não vão apenas defender os interesses de seu movimento ou pastoral, mas se dispor a sugerir um caminho de maior comunhão entre todas as expressões juvenis.

“Cada grupo continua com sua identidade, seu trabalho e sua missão. Porém, todos devem estar integrados com a proposta pastoral da Arquidiocese e trabalhando em comunhão com as prioridades pastorais arquidiocesanas”, explica.

Fruto das discussões da última reunião do Conselho Arquidiocesano de Pastoral, a Equipe de Animação Juvenil tem a função de ajudar as expressões juvenis a manterem a unidade com o todo da Arquidiocese. “Um grupo de jovens pode fazer um trabalho lindo em alguma paróquia da Arquidiocese, mas se faltar comunhão com a Paróquia e a Arquidiocese, este grupo empobrece e corre- se o risco de se tornar um gueto, fechado e sem abertura para as propostas da igreja”, expõe o padre.

 

Juventude

A ideia é que a equipe se reúna trimestralmente. A próxima reunião está agendada para o dia 5 de outubro. A maioria dos jovens presentes foi eleita pelas foranias, que se reuniram com representações das diversas expressões juvenis presentes nas paróquias. Apenas as foranias de Conselheiro Lafaiete e Santa Bárbara não foram representadas.

Dionísio Antônio de Souza Faria, membro da PJ da Paróquia de São Manoel, em Rio Pomba, considera a iniciativa importante para melhorar os trabalhos juvenis e organizar a Arquidiocese. “Há uma necessidade de uma unidade comum destas representatividades . É uma novidade necessária para podermos traçar novos horizontes, lembrando que não deixaremos de trabalhar nos nossos movimentos ou pastoral, mas sim nos unirmos para a organização de um objetivo comum: a evangelização juvenil”, aponta.

Rhuan Ferreira, Coordenador do Ministério dos Acólitos da Paróquia São Sebastião, de Raul Soares, diz ser interessante o fato da Igreja estar a procura dos jovens. “Como o padre disse, os jovens não são o futuro da igreja, mas sim o presente. Achei bom a criação dessa Equipe e a preocupação da igreja com a gente”.

 

Christus Vivit

Os jovens também receberam uma formação a partir da Exortação Apostólica Pós Sinodal Christus Vivit. Padre Edmar apresentou os capítulos IV e VII. “O capítulo IV da Christus Vivit é de fundamental importância para a caminhada pastoral dos jovens. Ele trata do anúncio de fé que deve ser feito a todos os jovens, mostrando que Deus os ama; que Jesus os salva e está vivo e atuante na vida de cada um deles. Para o Papa Francisco, qualquer expressão juvenil deve preocupar -se fundamentalmente com este anúncio primeiro. A partir deste anúncio, que deve ser sempre aprofundado, é que se deve tratar de questões doutrinárias ou morais. Sentindo- se amados por Deus, a mudança de vida do jovem virá como consequência e correspondência a este amor primeiro de Deus”, explica.

Já no capítulo VII, segundo padre Edmar, o Papa fala das novas associações juvenis como dom do Espírito Santo para a Igreja, mas trata também da necessidade de se criar unidade entre os diversos grupos juvenis, buscando uma maior integração e sinodalidade entre eles. “Ele incentiva uma integração maior entre as diversas expressões juvenis.  É exatamente esta a proposta da Arquidiocese”, reafirma.


Voltar

Confira também: